Essência primordial

março 27, 2022

Monica Salmaso e André Mehmari apresentam no Rio show em que recriam canções de Milton Nascimento

Durante a pandemia, Monica Salmaso e o pianista André Mehmari tiveram oportunidade para fazer algo ainda possível em tempos de tantas privações: cantar e tocar. Esses encontros resultaram numa outra quarentena, artística e sensível. “Quarentena” foi exibida pelo YouTube e trazia no repertório “Morro velho”, canção lançada por Milton Nascimento em 1967. Eles não imaginavam que esse tema seria a fagulha que reacenderia neles a vontade de realizar um novo trabalho.

– Esta canção, que sempre foi emocionante de cantar e tocar, durante o isolamento na pandemia, com tudo o que estávamos sentindo, vendo, lendo, tomou enormes proporções emotivas, tanto em mim quanto no André. Isso foi tão forte que nos deu vontade de fazer um segundo encontro homenageando Milton e seus diversos parceiros – explica a cantora.

E o resultado é “Milton”, show que apresentam terça (29) no Teatro Riachuelo, no Centro do Rio de Janeiro. O repertório traz 11 obras-primas criadas pelo compositor mineiro com alguns dos seus parceiros.

Certamente o mais constante é o saudoso Fernando Brandt, de quem a dupla escolheu quatro canções, dentre as quais “Credo” e “Saudade dos aviões da Panair”.  O repertório traz também as duas parcerias de Milton com Caetano Veloso: “Paula e Bebeto”, lançada no LP “Minas”, de 1975, e “A terceira margem do rio”, inspirada num conto de Guimarães Rosa e lançada por Caetano no CD “Circuladô”, de 1991.

– Mergulhar neste repertório sagrado ao lado da Mônica, num tempo de tantos desafios, foi das experiências mais marcantes e emocionantes de toda minha carreira –  entusiasma-se Mehmari que chama a tenção para a cumplicidade da artista no projeto:  – Navegar com paixão e fé por esse cancioneiro, tendo a cumplicidade total desta genial parceira de longa data, é se lembrar a cada compasso daquilo que é nossa essência primordial.

Posts recentes

Sintonia fina

Paulinho Müller reúne amigos em confraternização antecipada (pero no mucho) de fim de ano

Momento lindo (no palco)

Roberto Carlos brilha em especial de fim de ano cuja gravação primou pelas falhas logísticas e de produção