Essa saudade estrangulada

julho 19, 2022

Daniel Gonzaga reverencia seu pai, Gonzaguinha, e o avô Luiz Gonzaga em álbum ao vivo que traz a participação de Paulinho da Viola

Em 2015, o cantor e compositor Daniel Gonzaga decidiu colocar em pratos limpos sua relação com seu pai e seu avô, não por acaso dois grandes nomes da nossa música: Gonzaguinha (1945-1991) e Luiz Gonzaga (1912-1989). Em se tratando de uma relação que tem na música um dos seus pilares, o melhor lugar para esse acerto de contas era mesmo o palco. E, assim, nasceu o show “Gonzaga” que chega às plataformas digitais e ao YouTube pela Biscoito Fino sete anos após a sua estreia – período em que o registro permaneceu inédito.

O show foi apresentado no Circo Crescer e Viver, para o qual Daniel compõe trilhas desde 1999, e reúne 16 músicas, entre temas autorais e canções dos repertórios de Gonzagão e Gonzaguinha. Algumas delas são clássicos como “A vida do viajante” (Hervê Cordovil e Luiz Gonzaga) e “O que é, o que é”, cujo registro traz as participações luxuosas de Paulinho da Viola e do violonista João Rabello, pai e filho.

Outra participação especial é a de Nanan Gonzaga, que, por muitos anos, integrou como Fernanda Gonzaga o grupo vocal Chicas. A cantora divide com Daniel, seu irmão, os vocais da toada “Espere por mim, morena”, de Gonzaguinha. Já Marcos Trança marca presença no forró “Festa”, gravado por Maria Bethânia em 1976. O pai de Daniel é relembrado ainda nas faixas “Da vida” e “João do amor divino”.

Já Luiz Gonzaga tem sua arte evocada através de seis números, dentre os quais “A volta da Asa Branca”, “Rancho do navio”, ambas com Zé Dantas, e “Roendo unha” (com Luiz Ramalho). Da própria cepa, Daniel escolheu seis canções, sendo uma delas, “Janela”, composta com Kiko Furtado.  O álbum chega às plataformas digitais na sexta-feira (22) e, no dia seguinte, ao canal da Biscoito Fino no YouTube.

Daniel Gonzaga, Paulinho da Viola e João Rabello

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo