Movimento político provocado pela insatisfação com o governo de Artur Bernardes (1875-1955), que presidiu o Brasil entre 1922 e 1926, a Coluna Prestes terá seu centenário celebrado com um musical. A iniciativa, que vai celebrar também a memória de Luiz Carlos Prestes (1898-1990), mentor do movimento, é de Luiz Carlos Prestes Filho.
Batizado de “Lendas – Coluna Prestes”, o espetáculo une poemas, músicas e dramaturgia escritos pelo filho do Cavaleiro da Esperança, como Prestes ficou conhecido. A apresentação está prevista para chegar ao palco em 2023, ano do centenário do movimento, iniciado em Santo Ângelo, Rio Grande do Sul.
A Coluna Prestes tinha como uma de suas bandeiras a educação pública de qualidade e reuniu 1,5 mil homens que percorreram 25 mil quilômetros, passando por 13 estados brasileiros.
– Quando ele iniciou a marcha, estava com 26 anos. Temos de destacar isso para os jovens. A juventude brasileira deve tomar o destino das lutas pela democracia em suas mãos. Este foi e é o objetivo do meu trabalho – comenta o autor com NEW MAG.
No mais, viva o Brasil!