Esperança no ar

outubro 19, 2022

O diretor português Rodrigo Areias vem para mostra em São Paulo e espera retomar produções entre os dois países

Quem chega ao Brasil na próxima terça-feira (25) é o diretor e produtor Rodrigo Areias, um dos mais importantes da sua geração no cinema português. Ele vem integrar o júri da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que, na sua 46ª edição, vai exibir 223 filmes entre 20 de outubro e 02 de novembro. Três dos documentários produzidos por ele serão exibidos no festival: “Kinorama” (de Edgar Pêra), “Distopia” (Tiago Afonso) e “Objectos de Luz” (da dupla Acácio de Almeida e Marie Carré). As produções estarão fora do páreo competitivo.

Participar do festival como jurado é um desejo antigo do diretor. Tal vontade sempre foi impossibilitada pelo fato de seus filmes competirem em edições anteriores do evento. Outro fator que deixa Areias entusiasmado é o de voltar, num futuro próximo, a realizar produções entre seu país e o Brasil, o que foi prejudicado pelo desmonte nos investimentos públicos no setor do audiovisual:

– O festival é, para nós, muito importante, não só porque é a nossa entrada privilegiada no mercado brasileiro de distribuição cinematográfica, mas também dada a relação entre Portugal e Brasil, e a forte cooperação e coprodução entre os dois países. Coprodução que tem estado interrompida face às alterações de política cultural, mas que, acredito, mudará em breve.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo