Escrita libertadora

agosto 13, 2022

A jornalista Lu Lacerda estreia na ficção com obra na qual traz à tona temas sensíveis e pessoais

Atenta às novidades relacionadas à vida social e cultural no Rio de Janeiro, noticiadas sempre com elegância, a jornalista Lu Lacerda tem com a escrita uma relação profícua que a leva agora a uma nova seara: a da ficção. Autora das coletâneas “Tudo que eu já fiz por dinheiro” e “131 posições sexuais – O sexo na visão de 131 personalidades”, ambos com depoimentos sobre os respectivos temas, ela lança seu primeiro romance, “Saudade não viaja bem” (Record). A noite de autógrafos é segunda-feira (15), a partir das 18h, na Livraria Argumento, no Leblon, Zona Sul do Rio.

Maria Clara é a personagem central da trama, ambientada em dois tempos: na clínica onde a personagem se submete a um aborto, feito de forma clandestina, e as reminiscências da infância na fazenda, onde teve de lidar logo cedo com idiossincrasias familiares que a levariam a deixar o local.

A escrita ficcional trouxe um desafio a mais para a autora, que precisou revisitar antigos fantasmas e ressignificar traumas. E tudo isso foi encarado com coragem, uma das marcas da jornalista.

– Quanto aos traumas, quem disse que os superei? – responde ela, com leveza, ao NEW MAG, comentando em seguida sobre o resultado da escrita: – Todo primeiro romance tem muito da vida do autor, mas o livro é de ficção. E o processo da escrita não deixa de ser libertador.

A estreia da jornalista é saudada com entusiasmo por Rodrigo Lacerda, editor-executivo do grupo Record, na orelha da edição: “Há romances de estreia que não parecem romances de estreia. É o caso de Saudade não viaja bem. Sua voz narrativa conduz a história com tanta fluência que mesmo escritores tarimbados teriam trabalho para atingir igual frescor e autenticidade”.

Autenticidade é o que Lu Lacerda tem de sobra. Que venham mais estórias!

Crédito da imagem: Bruno Ryfer

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo