Show que reuniu pela primeira vez Rita Lee e Gilberto Gil, “Refestança” terá sua história e seus bastidores revelados num documentário. “Refestança, o filme” terá direção de Vinicius Reis, do elogiado “Homem Onça”, e conta com as bênçãos de Gil, Rita e de Roberto de Carvalho.
O show passou por oito capitais brasileiras entre outubro e novembro de 1977, rendendo um LP lançado pela Som Livre, então gravadora de Rita, no mesmo ano. O filme vai trazer episódios como o da apresentação no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o cenário despencou durante a apresentação e o show precisou ser cancelado, levando o público a se rebelar e atirar latas no palco.
As apresentações uniram também as bandas que Rita e Gil tinham na época, Tutti-Frutti e Refavela, respectivamente. A turnê marca também a entrada de Roberto de Carvalho na banda da artista.
A amizade entre Gil e Rita vem dos anos 1960, quando a artista integrava Os Mutantes, grupo que acompanhou Gil na histórica apresentação de “Domingo no parque” no Festival da Canção, em 1967. Quase dez anos depois, Rita foi homenageada por Gil com a canção “Quando”, que integrou o repertório do show “Os doces bárbaros”, que reuniu Gil, Bethânia, Gal e Caetano em 1976.