Empenho e dedicação

dezembro 13, 2022

Francis Bogossian lança livro sobre sua trajetória em tarde de apoios à diplomação de Lula e à Democracia

A paixão pelo ofício sempre guiou o engenheiro e professor Francis Bogossian. Cinco décadas  depois de fundar a Geomecânica, ele tem sua trajetória contada em “Geomecânica 50 anos, homenagem ao seu fundador ,Francis Bogossian, engenheiro, professor, empresário e líder”, cuja iniciativa partiu da empresa que ajudou a fundar, em 1972. O lançamento, no fim da tarde da última segunda-feira (12), levou ao Clube de Engenharia, no Centro do Rio de Janeiro, colegas de profissão, nomes da sociedade carioca e dos meios político, jurídico e artístico.

O prefácio da obra é assinado pela jornalista Hildegard Angel e não há nome mais abalizado para falar de Francis. Hilde e o engenheiro são casados há 30 anos. E a querida jornalista ajudava a receber os muitos amigos que foram ao evento. Atenta à diplomação do presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva, naquela mesma tarde, Hilde usou sobre o vestido azul-turquesa um pano reproduzindo a bandeira do Brasil com o rosto de Lula estampado e seu nome no lugar da frase “Ordem e progresso”.

Hilde sempre defendeu suas opiniões com coragem, que ela traz no DNA. A jornalista é filha da estilista Zuzu Angel (1921-1976), que lutou bravamente para reaver o corpo do filho Stuart Angel Jones, assassinado nos porões do Exército no início dos anos 1970. Após denunciar a tortura cometida pelo Regime Militar, Zuzu morreu num acidente de carro cujas circunstâncias não foram esclarecidas até hoje.

A diplomação de Lula inspirou outra convidada: Ariadne Coelho, num vestido vermelho chamado por alguns de Vermelho PT. Sim, Ari é uma mulher de peito – no sentido literal, inclusive.

O ator Antonio Pitanga fez questão de prestigiar Francis. Casado com a deputada Benedita da Silva, ele e Bené se dividiram nas funções: ela foi à diplomação, e ele, ao lançamento.  Como diz o ditado, o combinado não sai caro – e não sai mesmo.

Crédito das imagens: Verônica Pontes e Marcelo Borgongino

Posts recentes

Rugindo alto

Xamã é o autor da música mais tocada em shows no país ao longo de 2023, desbancando até Miley Cyrus

Eternamente eterna

Rita Lee será celebrada com novas edições de livros no mês em que se completa um ano da morte da artista

Celebração do rock

O grupo Barão Vermelho encerra sua turnê de 40 anos de carreira com show no Rio de Janeiro