A paixão pelo ofício sempre guiou o engenheiro e professor Francis Bogossian. Cinco décadas depois de fundar a Geomecânica, ele tem sua trajetória contada em “Geomecânica 50 anos, homenagem ao seu fundador ,Francis Bogossian, engenheiro, professor, empresário e líder”, cuja iniciativa partiu da empresa que ajudou a fundar, em 1972. O lançamento, no fim da tarde da última segunda-feira (12), levou ao Clube de Engenharia, no Centro do Rio de Janeiro, colegas de profissão, nomes da sociedade carioca e dos meios político, jurídico e artístico.
O prefácio da obra é assinado pela jornalista Hildegard Angel e não há nome mais abalizado para falar de Francis. Hilde e o engenheiro são casados há 30 anos. E a querida jornalista ajudava a receber os muitos amigos que foram ao evento. Atenta à diplomação do presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva, naquela mesma tarde, Hilde usou sobre o vestido azul-turquesa um pano reproduzindo a bandeira do Brasil com o rosto de Lula estampado e seu nome no lugar da frase “Ordem e progresso”.
Hilde sempre defendeu suas opiniões com coragem, que ela traz no DNA. A jornalista é filha da estilista Zuzu Angel (1921-1976), que lutou bravamente para reaver o corpo do filho Stuart Angel Jones, assassinado nos porões do Exército no início dos anos 1970. Após denunciar a tortura cometida pelo Regime Militar, Zuzu morreu num acidente de carro cujas circunstâncias não foram esclarecidas até hoje.
A diplomação de Lula inspirou outra convidada: Ariadne Coelho, num vestido vermelho chamado por alguns de Vermelho PT. Sim, Ari é uma mulher de peito – no sentido literal, inclusive.
O ator Antonio Pitanga fez questão de prestigiar Francis. Casado com a deputada Benedita da Silva, ele e Bené se dividiram nas funções: ela foi à diplomação, e ele, ao lançamento. Como diz o ditado, o combinado não sai caro – e não sai mesmo.
Crédito das imagens: Verônica Pontes e Marcelo Borgongino