Em branco e preto

outubro 16, 2022

Último retrato de Oscar Niemeyer é publicado em livro sobre o arquiteto, editado na Europa

Paula Klien dava os retoques finais na exposição “Edible” quando, em agosto de 2012, teve oportunidade de fotografar o arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) no seu escritório, em Copacabana. A mostra tinha como tema a fome, e a artista perguntou, na ocasião, do que o genial arquiteto tinha fome. “Tenho fome de trabalho”, respondeu do alto dos seus 104 anos. Paula não imaginava que aquela fotografia seria a última feita do artista, que morreria quatro meses depois.

A imagem foi publicada originalmente no livro “Pessoas me interessam”, lançado por ela em 2014 e, oito anos depois, é novamente publicada em livro. O retrato está na obra “Um Niemeyer é sempre um Niemeyer” (Âncora Editora), do arquiteto e escritor português Carlos Oliveira Santos.

A obra conta a história do Funchal, conjunto de hotel, auditório e cassino criado pelo brasileiro em 1966,  na Ilha da Madeira, e considerado um dos marcos da arquitetura moderna. Participam também do livro os arquitetos Álvaro Siza (com um desenho), Santiago Calatrava (com um poema visual) e Paulo Niemeyer, bisneto de Oscar, com suas memórias.

Crédito da imagem: Paula Klien

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo