‘Elizabeth II foi altamente revolucionária’

setembro 8, 2022

O Príncipe Dom João de Orleans e Bragança, da família real brasileira, fala da importância da rainha Elizabeth II para os Direitos Humanos

O Príncipe Dom João Henrique de Orleans e Bragança, da família real brasileira, chama atenção para o fato de a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, que morreu nesta quinta-feira (08), aos 96 anos, ter quebrado paradigmas relacionados à segregação racial no planeta e, com isso, ter colaborado para o respeito aos Direitos Humanos.

Dom Joãozinho, como também é conhecido,  lembrou, em conversa com NEW MAG, do comportamento ousado da monarca em duas situações diferentes. Uma, nos anos 1960, e a outra, já nos anos 1980. A primeira delas foi quando a monarca dançou com o então presidente do Gana, Kwame Nkrumah (1909-1972), em 1961, afrontando, assim, a segregação racial ainda vigente nos EUA.

– Ela fez isso em idos dos anos 1960 e deu, com esse gesto, um recado aos Estados Unidos, onde havia ainda forte segregação racial e onde, nos ônibus, os negros deveriam ocupar os assentos ao fundo para não se sentarem ao lado dos brancos.

O segundo aspecto lembrado pelo príncipe brasileiro remete aos anos 1980. Na ocasião, a rainha Elizabeth classificou a política do Apartheid, então vigente na África do Sul, como uma “aberração humanitária”. A fala levou Margaret Thatcher (1925-2018), então primeira-ministra do Reino Unido, a ter, como chefe de governo, um posicionamento veemente sobre a questão.

– Ela poderia, como monarca, ter seguido o protocolo de não se manifestar a respeito de questões políticas internacionais, mas a indignação foi mais forte do que ela – recorda-se dom Joãozinho, destacando uma característica da monarca: – Elizabeth II foi altamente revolucionária. E a sua popularidade vem muito do respeito à dignidade humana, o que é raro hoje em dia. Precisamos de lideranças políticas com dignidade.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo