Elegância é fundamental

dezembro 28, 2023

A atriz Taís Araújo figura novamente entre as dez mulheres mais elegantes segundo levantamento do NEW MAG

Elegância não está só no trajar-se. Com o mundo em constante transformação (para melhor, esperamos), regras são subvertidas e repensadas – as de etiqueta, inclusive. Elegância tem a ver também com comportamento. E, o mais importante: como você se porta diante dos outros, da vida e, voilá, das transformações no planeta.

Elis Regina (1945-1982) já imortalizou que as aparências não enganam, não. O verso de Belchior (1946-2017) vem bem a calhar para o ranking que divulgamos a partir desta quinta-feira (28). Se nos últimos dois dias vocês conheceram os homens e mulheres mais belos, segundo o consenso do nosso júri, chegou a vez de jogarmos luz sobre os mais elegantes, escolhidos (atenção) por um novo júri.

Como a boa educação recomenda que se comece com as mulheres, iniciamos, então, por elas. E, assim como na lista dos mais belos, temos aqui também um bicampeonato. A atriz Taís Araújo volta ao ranking corroborando que esbanja elegância. E seus méritos são muitos.

Há aqui nomes do meio artístico e da vida social brasileira, veteranas como Lucília Diniz e Glória Pires, a nomes da nova geração como Antonia Galdeano Levy e Michelle Novaes. São deusas num panteão que mostra que a elegância pode (e deve) estar em muitos lugares.

Taís Araújo

Sinônimo de talento como atriz, Taís Araújo também destaca-se por sua elegância. Não à toa, está na nossa lista pelo segundo ano consecutivo. E a artista não é só chique por vestir sempre lindos looks nas festas e tapetes vermelhos de premiações. Ela é referência de empoderamento para mulheres negras. Abriu portas ao tornar-se a primeira protagonista negra de novelas, tanto na extinta TV Manchete quanto na TV Globo. Em 2024, Taís será a Nossa Senhora em “O auto da compadecida 2”, papel que foi de ninguém mais, ninguém menos do que Fernanda Montenegro no primeiro filme da série. A escolha não poderia ser mais acertada. Valei-nos, Taís! 

Crédito: reprodução (Instagram)

Maria Pia Marcondes Ferraz Montenegro

Uma das mulheres mais queridas da sociedade carioca, Maria Pia Marcondes Ferraz Montenegro herdou a elegância de sua mãe, a baronesa Silvia Amélia de Waldner, e do seu pai, o empresário Paulo Fernando Marcondes Ferraz (1938-2021). Embora tenha vivido na Europa, Maria Pia é apaixonada pelo Rio de Janeiro. Suas aparições em festas, sempre muito bem vestida, são um luxo à parte. 

Crédito: Paulo Jabur

Gloria Pires

Se tem uma pessoa que superou dilemas sobre a idade e tornou-se referência no país, essa é Gloria Pires. A atriz, que completou 60 anos em 2023, assumiu os cabelos brancos e desfila com sua elegância por onde passa, do Projac à Academia Brasileira de Cultura, para a qual foi empossada este ano. Em mais de 50 anos de carreira na teledramaturgia, ela segue dando show diariamente na televisão como a Irene da novela “Terra e paixão”, da TV Globo.

Crédito: Sergio Baia 

Michelle Novaes

Michelle Novaes poderia ser uma dessas típicas jovens empresárias que só pensam em três coisas: números (leia-se lucro), leis e a boa do fim de semana. Acontece que ela vai (muito) além desses requisitos. CEO do 15º Ofício de Notas, ela amplia seu olhar como benfeitora da Cultura e da Informação de qualidade. A empresa por ela representada tanto pode apoiar um evento de música, como foi o caso do Rio Montreux Jazz Festival, quanto patrocinar podcast voltado a esclarecer tópicos da Lei ao público leigo. Ela ainda envolve-se com a preservação ambiental pensando e colocando em prática os princípios de sustentabilidade inclusos na sigla ESG. Como naquele samba, “se todos fossem iguais” a ela, que maravilha viver.

Lucília Diniz

A empresária Lucília Diniz é a prova daquela máxima bíblica de que o bom fruto não cai longe do pé. Irmã do empresário Abílio Diniz, ela mostrou também tino para os negócios e foi pioneira ao desenvolver produtos relacionados à alimentação saudável e ao bem-estar. E levou o assunto à literatura, à TV, às prateleiras do supermercado da família (ah, danada!) e, antenada aos novos tempos, ao YouTube. Quem compartilha da sua amizade destaque que gentileza e generosidade são duas marcas de sua personalidade. E não poderia ser diferente.

Crédito da imagem: João Passos

Djamila Ribeiro

Referência na luta contra o racismo no país, a filósofa e escritora Djamila Ribeiro demonstra sua elegância para além de seus belos looks. Seu livro “Pequeno manual antirracista” há de ser leitura obrigatória de todo cidadão. Seja em palestras, entrevistas ou debates, ela sempre mostra estratégias para eliminar o racismo da nossa sociedade, além de outras formas de opressão como o machismo. Djamila já mostrou sua graciosidade ao estampar capas de revistas como a ForbesLife Fashion e a Elle. Viva! 

Crédito: Tomas Gustavo

Marcella Mendes

Diretora criativa da marca de roupas masculinas Foxton, Marcella Mendes domina como poucos a arte de vestir-se. Responsável pelo design de peças inteligentes e feitas com alta tecnologia, a estilista é exemplo de elegância e de empreendedorismo. Afinal, a Foxton iniciou sua trajetória na Babilônia Feira Hype, no Rio de Janeiro, e hoje é uma das lojas mais conceituadas do país. Quando não está desenhando, Marcella gosta de viajar com sua família. 

Crédito: Ana Branco

Antonia Galdeano Levy

No caso de Antonia Galdeano Levy, elegância vem de berço. Ela é neta do construtor Antonio Galdeano e filha da empresária Tanit Galdeano, que, há anos, é referência de refinamento no país. A jovem Antonia poderia muito bem deitar nos louros, mas não. Ela trilha seu próprio caminho, atuando como psicóloga e professora de Yoga, áreas que têm em comum o bem-estar psíquico e físico. Seu casamento com João Pedro Marcondes Ferraz Fabriani deu o que falar. O noivado foi na Chapada dos Veadeiros; o casório, no Rio, e festa, em Nova York. Sim, a vida pode ser boa.

Crédito da imagem: Reprodução

Alix Duvernoy 

Alix Duvernoy tem a elegância no seu DNA. Suas avós já eram personagens da sociedade carioca:  Lia Mayrink Veiga e Ruth Almeida Prado. Estilista, ela cursou moda em Paris. Através de sua marca de roupas, a Alix, ela empodera mulheres com muito estilo. Não por acaso sua hashtag preferida é #ibelievetotalfreedom. Olhos atentos, pois ela vai longe. 

Crédito: Tinko Czetwertynski

Marina Ruy Barbosa

Marina Ruy Barbosa é reconhecida não apenas pela beleza, mas  por sua notável elegância. Frequentemente elogiada por seu estilo sofisticado e suas escolhas de moda refinadas, a artista ultimamente tem trabalhado em dobro. Além de bater ponto na TV Globo vivendo a vilã Preciosa Montebello da novela “Fuzuê”, ela também dedica boa parte de seu tempo à sua marca de roupas, a Shop Ginger. Afinal, elegância pode (e deve) ser compartilhada. 

Crédito: reprodução (Instagram)

O júri:

Luiz Fernando Coutinho: Relações Públicas e jornalista com passagens por redações da Bloch e pelo jornal O Dia, é sócio de Liège Monteiro e está à frente de um dos mais atuantes escritórios de assessoria de imprensa do país.

 

 

Antonia Frering é atriz e apresentadora, além de filha de um ícone da elegância Carmen Mayrink Veiga (1927-2017). Ela atua também no Instituto Desiderata, do qual é vice-presidente, além de envolver-se no combate ao câncer infantil entre outras causas. 

 

 

Rodrigo Ribeiro é estilista e diretor criativo da marca de roupas masculina Foxton. Em suas criações, valoriza o homem contemporâneo em cada detalhe, todos pensados para uma experiência completa: moda, tecnologia e design arrojado.

 

 

Zé Ronaldo Müller é jornalista e escritor. Como  fotógrafo e fonte, colaborou com importantes nomes como Zózimo Barroso do Amaral (1941-1997), Ibrahim Sued (1924-1995), Hildegard Angel e Ricardo Boechat (1952-2019). Ele apresenta o podcast Vozes da Lei e assina o site, o zeronaldo.com.br

Posts recentes

Palco em páginas

Isabel Fillardis estreia como escritora com o lançamento da sua autobiografia

Um doce para o olhar

Exposição do fotógrafo Slim Aarons chega a São Paulo com imagens de momentos da vida da alta sociedade dos anos 1960 e 1970

Despedida difícil

Morre Mario Sérgio Celidônio, filho do aclamado chef José Hugo Celidônio