Elas estão de volta

janeiro 14, 2025

Xicotinho e Salto Alto, dupla formada por Stella Miranda e Kátia Bronstein, volta à baila 30 anos após agitar a cena cultural dos anos 1990

“Você é doida demais\Você é doida demais”… Os versos de “Doida” são comumente associados à série “Os normais”, exibida pela TV Globo entre 2001 e 2003. Acontece que a canção, lançada originalmente por Lindomar Castilho, foi resgatada por Xicotinho e Salto Alto, dupla formada pelas cantrizes Stella Miranda e Kátia Bronstein nos anos 1990. A música, composta por Alberito Leocadio Caetano e por Lindomar Cabral, era o carro-chefe do LP – o único – lançado por elas em 1992.

Pois os fãs da dupla, imortalizada na cena cult dos anos 1990, têm a comemorar. Xicotinho e Salto Alto estão de vota. Elas apresentam-se nos dias 29 e 30 deste mês no Manouche, o clube da Casa Camolese, na Zona Sul do Rio de Janeiro. E com uma banda formada por Kassim (baixo), Charles Gavin (bateria), Fabrizio Iório (teclados) e pelo guitarrista  Rick Ferreira.

–  Éramos muito jovens na época e, por isso, estávamos também envolvidas com vários outros projetos.A Kátia era ligada ao grupo do Fausto Fawcett (Básico Instinto),  e eu fazia um tanto de coisas no teatro – explica Stella sobre o fim do projeto, cuja volta foi fomentada por um conjunto de coincidências.

Um ano atrás, Stella foi procurada por Kátia. A antiga parceira revisitara o álbum da dupla, cujo repertório traz canções compostas simplesmente por Marisa Monte e Herbert Vianna, entre outros, e propôs de retomarem a parceria. “Você está maluca?”, indagou Stella achando que a questão etária encerrada. Ledo engano.

Alguns meses depois, as amigas se reencontraram no Prêmio da Música Brasileira. Ao vê-las juntas, o produtor Kassim disse também ter ouvido o disco de 1992 e mandou na lata: “Vamos retomar a dupla?”.

Começou , então, uma verdadeira ação entre amigos. O superbaterista Charles Gavin e o guitarrista Rick Ferreira, que tocou com Raul Seixas (1945-1989) toparam entrar para a banda que acompanha as cantrizes.

– Por conta da entrada do Rick, incluímos uma música do Raul, “O trem das sete” – entrega Stella, destacando outro compositor que estará presente no repertório, pautado pelas dez faixas do LP original:  –  O show contará com duas versões do Tom Waits, uma delas assinada por mim em parceria com o Ferreira Gullar, tá?

Aos amigos juntaram-se também outro parceiro antigo da dupla: o cenógrafo e programador visual Gringo Cardia, em cujo estúdio foram feitas as novas fotos. Gringo trouxe também a Shannon SKarlet, drag que assina os looks de Xicotinho e Salto Alto, que não é vista por Stella como uma dupla,mas como um avatar:

– Uma das vantagens da arte é a de poder reunir pessoas bacanas e trabalhar com gente talentosa. O mundo está acabando e, então, que acabemos junto com ele, mas devidamente montadas e nos divertindo!

Elas podem até ser doidas, mas são também lúcidas. Demais.

Crédito das imagens: Priscila Prade

Kátia e Stella com os looks em animal print escolhidos pela drag Shannon Skarlet

Posts recentes

Eleição festejada

Miriam Leitão comemora sua eleição como imortal da Academia Brasileira de Letras entre amigos no Rio de Janeiro

Aplausos merecidos

Dira Paes é homenageada no Festival do Cinema Brasileiro de Paris com astros e autoridades na plateia