Elas estão de volta

janeiro 14, 2025

Xicotinho e Salto Alto, dupla formada por Stella Miranda e Kátia Bronstein, volta à baila 30 anos após agitar a cena cultural dos anos 1990

“Você é doida demais\Você é doida demais”… Os versos de “Doida” são comumente associados à série “Os normais”, exibida pela TV Globo entre 2001 e 2003. Acontece que a canção, lançada originalmente por Lindomar Castilho, foi resgatada por Xicotinho e Salto Alto, dupla formada pelas cantrizes Stella Miranda e Kátia Bronstein nos anos 1990. A música, composta por Alberito Leocadio Caetano e por Lindomar Cabral, era o carro-chefe do LP – o único – lançado por elas em 1992.

Pois os fãs da dupla, imortalizada na cena cult dos anos 1990, têm a comemorar. Xicotinho e Salto Alto estão de vota. Elas apresentam-se nos dias 29 e 30 deste mês no Manouche, o clube da Casa Camolese, na Zona Sul do Rio de Janeiro. E com uma banda formada por Kassim (baixo), Charles Gavin (bateria), Fabrizio Iório (teclados) e pelo guitarrista  Rick Ferreira.

–  Éramos muito jovens na época e, por isso, estávamos também envolvidas com vários outros projetos.A Kátia era ligada ao grupo do Fausto Fawcett (Básico Instinto),  e eu fazia um tanto de coisas no teatro – explica Stella sobre o fim do projeto, cuja volta foi fomentada por um conjunto de coincidências.

Um ano atrás, Stella foi procurada por Kátia. A antiga parceira revisitara o álbum da dupla, cujo repertório traz canções compostas simplesmente por Marisa Monte e Herbert Vianna, entre outros, e propôs de retomarem a parceria. “Você está maluca?”, indagou Stella achando que a questão etária encerrada. Ledo engano.

Alguns meses depois, as amigas se reencontraram no Prêmio da Música Brasileira. Ao vê-las juntas, o produtor Kassim disse também ter ouvido o disco de 1992 e mandou na lata: “Vamos retomar a dupla?”.

Começou , então, uma verdadeira ação entre amigos. O superbaterista Charles Gavin e o guitarrista Rick Ferreira, que tocou com Raul Seixas (1945-1989) toparam entrar para a banda que acompanha as cantrizes.

– Por conta da entrada do Rick, incluímos uma música do Raul, “O trem das sete” – entrega Stella, destacando outro compositor que estará presente no repertório, pautado pelas dez faixas do LP original:  –  O show contará com duas versões do Tom Waits, uma delas assinada por mim em parceria com o Ferreira Gullar, tá?

Aos amigos juntaram-se também outro parceiro antigo da dupla: o cenógrafo e programador visual Gringo Cardia, em cujo estúdio foram feitas as novas fotos. Gringo trouxe também a Shannon SKarlet, drag que assina os looks de Xicotinho e Salto Alto, que não é vista por Stella como uma dupla,mas como um avatar:

– Uma das vantagens da arte é a de poder reunir pessoas bacanas e trabalhar com gente talentosa. O mundo está acabando e, então, que acabemos junto com ele, mas devidamente montadas e nos divertindo!

Elas podem até ser doidas, mas são também lúcidas. Demais.

Crédito das imagens: Priscila Prade

Kátia e Stella com os looks em animal print escolhidos pela drag Shannon Skarlet

Posts recentes

Lições de mestres

Irene Ravache e Othon Bastos, grandes nomes do nosso teatro, participam de aula-espetáculo no Rio de Janeiro

Elas estão de volta

Xicotinho e Salto Alto, dupla formada por Stella Miranda e Kátia Bronstein, volta à baila 30 anos após agitar a cena cultural dos anos 1990

Casa arrumada

Antes de entrar no “BBB 25”, Diego Hypólito faz reforma em seu instituto, na Zona Norte do Rio