O colorido e as formas geométricas que são marcas de Beatriz Milhazes chegarão a Nova York. A artista, uma das mais respeitadas do país, abre exposição “Beatriz Milhazes: Mistura sagrada”, dia 16 de setembro, na Pace Gallery, em Nova York. A mostra é a primeira individual da artista na Pace, da qual é membro desde 2020, e, também sua primeira exposição na cidade depois de uma década.
A mostra exibe dez pinturas recentes produzidas durante o isolamento causado pela pandemia da Covid-19. As obras, de grande escala, foram inspiradas no modernismo europeu, na arte barroca e no movimento de antropofagia brasileira. Já as cores vibrantes e a geometria remetem a paisagens como a floresta da Tijuca e o Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, e aos movimentos culturais do Brasil.
– A geometria dá estrutura a minha sensibilidade. Isto se transforma em diagonais, padrões, texturas, motivos e formas. Meu acesso a uma diversidade de ferramentas cria uma alegria cromática e uma reverência poética – conceitua a artista.