Duelo entre titãs

novembro 5, 2024

Nélida Piñon e Luiz Antônio Simas estão entre os finalistas ao Prêmio Jabuti, concorrendo, inclusive, na mesma categoria

Como se costuma dizer no meio do turfe, o páreo será duro. Duríssimo, até. Autores dos mais prestigiados e queridos da nossa literatura estão entre os finalistas para o Prêmio Jabuti, um dos mais importantes do país. E alguns desses grandes nomes concorrem na mesma categoria. São os casos da saudosa escritora Nélida Piñon e do pensador Luiz Antonio Simas. O anúncio dos finalistas foi feito no início da tarde desta terça-feira (05), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Nélida e Simas estão entre os cinco finalistas concorrentes ao melhor livro de crônicas lançado em 2023. A imortal concorre por “Os rostos que tenho” (Record), organizado por ela e lançado postumamente, enquanto o escritor está na disputa com “Crônicas exusíacas e estilhaços pelintras (Civilização brasileira).

Na categoria Poesia a disputa envolve também nomes aclamados pela crítica e, sobretudo, pelos leitores. Entre os cinco concorrentes estão Ana Martins Marques e Eucanaã Ferraz. Os dois autores lançaram, respectivamente, “De uma a outra ilha” (Círculo de Poemas) e “Raio” (Cia das Letras).

Itamar Vieira Júnior, autor do aclamado “Torto arado” (Todavia), lançado em 2019, está na disputa pelo prêmio de Romance Literário por “Salvar o fogo”, pela mesma editora. Fernando Molica, grande nome do jornalismo político, é um dos finalistas no quesito Conto. O escritor está no pairo com “Náufragos” (Malé).

Os finalistas estão divididos em 22 categorias – cada qual com cinco nomes agrupadas por três eixos centrais: Literatura, Não Ficção e Produção Editorial. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 19 deste mês no Auditório do Ibirapuera, em São Pulo.

MAIS LIDAS

Posts recentes

‘Temos uma sociedade muito careta’

Prestes a estrear cinebiografia de Ney Matogrosso, Jesuíta Barbosa conta como criou seu personagem, fala sobre visibilidade e sexualidade e comenta os remakes na TV

Detalhes de um processo

O advogado Eurico Teles lança livro em que detalha um dos mais importantes casos de recuperação judicial do país