Ela é uma das grandes damas da música brasileira. E vai receber a comenda mais importante do município do Rio de Janeiro. Alaíde Costa será laureada com a Medalha Pedro Ernesto nesta sexta-feira (09). A honraria será entregue à artista no Teatro Rival, Centro da cidade, durante o seu show “Uma estrela para Dalva”, que também marca o lançamento do álbum homônimo em tributo a Dalva de Oliveira (1917-1972).
A cantora não será a única homenageada na noite. O cantor, compositor e pianista Johnny Alf (1929-2010) também receberá a Medalha Pedro Ernesto post mortem. A iniciativa é da vereadora Thais Ferreira (PSOL-RJ).
— Será um momento de reconhecimento à trajetória da artista para a Bossa Nova e a Cultura Nacional. Vamos entregar a ela também a honraria em homenagem post mortem para Johnny Alf, considerado o criador do estilo musical bossa nova e grande amigo da cantora. Será um encontro significativo para destacarmos artistas negros importantes da nossa história — comenta a parlamentar.
Alaíde viu na bossa nova o terreno apropriado para o seu canto, de emissão singela e intimista. E deu voz a muitos temas de Alf, que, por ter se transferido para São Paulo, não teve o devido reconhecimento por ser um dos pioneiros da bossa nova no país.
Crédito da imagem: Samuca Kim