Muito antes de Anderson Silva e quando não se falava em UFC, um brasileiro nascido em Aracaju (SE) angariou, em idos dos anos 1980, uma série de fãs para o pugilismo. José Adilson Rodrigues dos Santos ganharia fama pelo desempenho extraordinário nos embates e ficaria conhecido, aqui e no exterior, pelo nome artístico – o mesmo de um popular personagem de desenho animado. A trajetória de Maguila é destrinchada em “Maguila, um lutador”, série inédita em dois episódios que a TV Cultura exibe neste domingo (05) e no outro (12), às 20h.
A atração resulta do mergulho na vida do personagem principal feito pelo jornalista Roberto Salim, que assina o roteiro juntamente com Bi Ribeiro, também editor da série. A narrativa abarca os 17 anos em que Maguila dedicou-se ao esporte, de 1983, quando iniciou a carreira, ao ano 2000, quando ele estava com 42 anos.
A narrativa abarca a origem humilde do personagem, passa pelos primeiros treinos na academia de Ralph Zumbano, em São Paulo, e culmina nas disputas ocorridas nos EUA, onde passou a viver. Há pontos delicados como o das controvérsias envolvendo a luta contra o temido Evander Holyfield e o risco assumido por Maguila ao prorrogar seu tempo de carreira.