Considerado uma das pedras preciosas mais raras do planeta, o diamante rosa dificilmente é classificado como perfeito, porque contém granulação muito visível. Outro detalhe interessante dessa gema rara é que menos de 10% deste tipo de diamante pesa mais de 0,2 quilates.
Mas para a sorte de alguma princesa ou de alguma felizarda muito rica, mineiros de Angola descobriram, nesta quarta-feira (27), um diamante rosa puro de 170 quilates. Essa é a maior pedra preciosa desse tipo descoberta nos últimos 300 anos.
A pedra será leiloada e o valor pode mesmo chegar a cifras astronômicas. Para se ter uma ideia, uma pedra do mesmo tipo, pesando apenas 15,81 quilates, foi leiloada em Hong Kong, na China, por 29,3 milhões de dólares, o equivalente a 157 milhões de reais.
Uma das celebridades que, por vezes, aparece em eventos públicos ostentando uma joia como essa é a Rainha Elizabeth II. O diamante Williamson Pink, de 23,56 quilates, foi um dos presentes de casamento que a monarca recebeu quando ainda era princesa. Antes de ser lapidado para integrar o broche de platina cravejado de diamantes em formato de flor que desenhado por Frederick Mews, da Cartier, em Londres, a pedra, em seu estado bruto, pesava 54,4 quilates.
Crédito das imagens: reprodução