O aclamado diretor Ruy Guerra lançou o seu filme “Aos pedaços” no Estação Net Gávea, pelo Festival do Rio 2024, na noite desta última segunda-feira (7/10). O longa-metragem teve produção de sua filha Janaina Diniz Guerra. A sessão contou com parte do elenco e da equipe, além de outros convidados especiais, como o roteirista Marco Altberg, o diretor e produtor Zelito Viana, e os produtores Vera Maria de Paula e Bruno Stroppiana, amigos de Ruy.
Janaina Diniz Guerra, filha de Ruy com a atriz Leila Diniz (1945-1972), contou como é trabalhar com o pai, diretor de tantos trabalhos no cinema brasileiro, como os clássicos “Os cafajestes”, “Erendira”, entre outros.
— O Ruy é muito parceiro da produção, então todas as nossas impossibilidades, tudo que a gente precisa enxugar, o que não dava para viabilizar, ele encontra caminhos para contornar e jogar junto — comentou a filha do diretor.
A trama do longa, escrita pelo próprio diretor e por Luciana Mazzotti, conta a história de um homem que mantém duas casas com duas esposas, até o momento em que recebe um bilhete que o ameaça de morte. Então ele começa a tentar entender o que pode estar acontecendo.
— Um dia eu estava andando de carro e me surgiu uma frase que me deu a história: ‘Adamastor Cruz subitamente ficou muito irritado por não saber qual das duas mulheres o ia matar’. Depois disso, fui desenvolvendo — explicou ele, que modificou o nome do protagonista para Eurico Cruz.
O homem com duas famílias é vivido pelo ator Emílio de Mello, que também esteve na sessão, assim como Christiana Ubach, que interpreta Anna, uma de suas esposas. A atriz carioca falou da originalidade na forma de pensar de Ruy, sobre as histórias que ele conta e como pode filmá-las.
— Trabalhar com Ruy é uma mágica. Porque você vê as coisas acontecendo de um jeito que você não conseguiria ver em outro lugar, foi muito fotográfico, é um filme quase pintado. Eu me senti livre internamente para propor. Ele mesmo me mandou uma mensagem anteontem falando que gostou muito da personagem que construí — ressaltou a atriz.
O elenco de “Aos pedaços” é composto ainda por Simone Spoladore e Julio Adrião.
Crédito das imagens: Cláudio Andrade

