Rosa Magalhães fez desfiles históricos no Carnaval carioca. Sete vezes campeã, a carnavalesca é a maior vencedora da era Sambódromo. Sua trajetória de sucesso foi contada no documentário “Rosa – A narradora de outros Brasis”. O filme, dirigido por Valmir Moratelli e Libário Nogueira, foi exibido, na última quinta-feira (12), na RioMarket, área de negócios do Festival do Rio.
Valmir Moratelli participou do debate que antecedeu a projeção. Ele destacou que o documentário vai muito além do carnaval, fala também da força da mulher que enfrenta diversas barreiras em uma sociedade machista. O objetivo da obra é revelar a magnitude da professora, como é carinhosamente chamada no mundo do samba.
A atriz e produtora Paula Frascari também estava no encontro e emocionou-se ao falar de Rosa. Para ela, a carnavalesca é uma mulher sensível, maternal, doce e ao mesmo tempo, firme em seus posicionamentos. Já Luise Campos, especialista em identidade brasileira, salientou que o papel do cinema é importante para mostrar ao mundo uma visão mais abrangente da nossa maior festa popular.
Crédito da imagem: divulgação