A Revolução Cubana imortalizou na História nomes como os de Ernesto Guevara, o Che Guevara (1928-1967), e o de Fidel Castro (1926-2016), guerrilheiro que acabou por governar a Ilha por 32 anos. Pensada para derrubar o governo de Fulgêncio Batista (1901-1973), ela contou com o apoio dos EUA que, tempos depois, acabaria por volta-se contra o novo regime. Essa trama, plena de ação e conspirações, daria um filme. Dará, melhor dizendo, e será levado à telona pela atriz e diretora portuguesa Maria de Medeiros, que viveu a Blanche de “Verdades secretas II”.
A atriz, que atuou em “Pulp fiction”, de Quentin Tarantino, começou a elaborar o projeto na medida em que foi concluindo seu longa mais recente, “Aos nossos filhos”, estrelado por Marieta Severo e lançado em 2022. Depois de ler e estudar sobre o assunto, a diretora começa a esboçar o roteiro.
– Esse tema desperta a minha atenção há muitos anos e, talvez, agora seja o momento de começar a colocá-lo em prática – antecipa ela ao NEW MAG.
Temas históricos são caros para a diretora. Um dos seus mais elogiados filmes é “Capitães de abril” (2000), que trata da Revolução dos Cravos, que, em 1975, culminou no fim da ditadura em Portugal, país de origem da artista, que divide-se entre aquele país e a França.