A política é um prato cheio para cartunistas. O mandato catastrófico de Jair Bolsonaro foi para tais profissionais um banquete – e do tipo pantagruélico. Miguel Paiva, mestre do traço, que o diga. Seu olhar arguto sobre os últimos quatro anos inspirou uma série de ilustrações e textos reunidos agora em livro.
“Diário do inferno” foi lançado na noite da última segunda-feira (08) e reuniu a fina flor das artes e da intelectualidade na Fiorentina, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. Outro gênio do traço, Chico Caruso prestigiou o amigo e sentiu-se homenageado ao ver que a mesa dos autógrafos estava diante do retrato em que Chico está com seu irmão, o também cartunista Paulo Caruso (1949-2023).
A atriz Angela Vieira, mulher de Miguel, ajudou a fazer as honras, e a ajuda foi providencial, pois os amigos não são poucos. O poeta e imortal Geraldo Carneiro, o escritor e jornalista Edney Silvestre e os atores Paulo Betti e Edwin Luisi foram apenas alguns dos muitos que prestigiaram o autor. E Miguel, convenhamos, merece.
Crédito das fotos: divulgação