O que o Papa Francisco diria a São Francisco de Assis se o encontrasse? Essa conversa inesperada é imaginada no enredo da peça “Entre Franciscos – O Santo e o Papa”, que terá Paulo Gorgulho interpretando o líder da Igreja Católica e César Mello, no ar em “Elas por elas”, da TV Globo, no papel do padroeiro dos animais. A montagem estreia na sexta-feira (15) no Teatro Domingos Oliveira, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro.
O texto do espetáculo é do renomado autor Gabriel Chalita. No espetáculo, o encontro acontece na Lavanderia do Vaticano, local espaço construído pelo Papa para atender à população de rua em Roma, Itália. Eles discutem os desafios atuais do planeta e a sensibilidade humana.
— Não é uma peça sobre uma religião, é uma peça sobre humanidade, sobre o amor que liga as pessoas ou sua ausência que traz tantas sujeiras. A referência da lavanderia vem questionar quais são os barulhos do mundo e os caminhos que estamos tomando, como guerras, conflitos e doenças — conta Gabriel, que também exalta os Franciscos — São figuras carismáticas, revolucionárias e o espetáculo expõe o que seriam as visões de mundo de cada um.
A montagem tem a direção de Fernando Philbert, que optou pela simplicidade, investindo na química entre Paulo Gorgulho e César Mello em cena.
— Essa proposta conduz os atores a não colocarem os personagens em um lugar etéreo, mas sim como homens, como pessoas normais que, assim como nós, também têm dúvidas e incertezas. Você poderia assistir essa peça e esquecer que é o Papa e São Francisco — afirma o diretor.
Crédito da imagem: Guilherme Logullo