Celebra-se a tradição viva, em grande festa. Neste próximo final de semana, a Orquestra Rio Villarmônica vai realizar dois concertos no Rio de Janeiro em homenagem ao aniversário do maestro Villa-Lobos e ao Dia Nacional da Música Clássica, celebrados no dia 5 de março. No sábado (4), apreciadores do erudito brasileiro poderão assistir ao concerto Teatro de Câmara da Cidade das Artes Bibi Ferreira, no bairro da Barra da Tijuca, a partir das 19h. No domingo (5), o espetáculo é repetido na Sala Cecília Meireles, região central do Rio, a partir das 16h.
O concerto vai contar com um repertório variado de obras de Villa-Lobos e de peças de Johann Sebastian Bach, compositor favorito e fonte de inspiração do maestro brasileiro. “Fantasia”, de Villa-Lobos, que nunca foi gravada, será registrada pela primeira vez na apresentação de sábado, contando com a performance do solista Pedro Bittencourt, professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio se Janeiro (UFRJ). A violinista Luísa de Castro, o fagotista Jeferson Souza e a flautista Geisa Felipe também vão tocar como solistas.
– Vamos comemorar o aniversário de Villa-Lobos, um ano de existência da Orquestra Rio Villarmônica e o nosso Dia Nacional da Música Clássica, tocando música do Villa e do seu compositor de maior referência, que ele considerava sua fonte universal de inspiração, que é Johann Sebastian Bach – disse o maestro Tobias Volkmann, diretor artístico e regente dos concertos, que também afirmou que haverá um bis surpresa para o público.