Com poucos meses de vida, Carlos Alberto Serpa foi diagnosticado com uma doença respiratória grave e sua recuperação foi desacreditada pelos médicos. Sua mãe, Julieta, pediu pela saúde do filho a Nossa Senhora da Glória. O menino não só ficou curado como tornou-se devoto da santa.
A história foi relatada por Dom Orani João Tempesta, cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, na missa por ele celebrada pelos 80 anos do professor Serpa no Outeiro da Glória, no fim da tarde da última quinta-feira (07). A cerimônia contou com as presenças da atriz Fernanda Montenegro, da bailarina Ana Botafogo e do secretário municipal de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero.
Um dos momentos marcantes da celebração foi quando Serpa recebeu do cardeal a carta enviada pelo papa Francisco, na qual o sumo pontífice invocou “as maiores graças a fim de continuar a fazer do dom da vida um motivo constante para glorificar a Deus pela vivência e testemunha exemplar da própria condição cristã numa serena longevidade”.
A cerimônia contou também com a participação dos padres Arnaldo Rodrigues, Sérgio Costa Couto, Edivino Steckel, Alex Barbosa de Brito e Célio Casale.
– Serpa se dedica à igreja, às atividades de educação e de cultura. E ele utiliza diversas maneiras de propagar sua fé e tudo o que aprendeu através do teatro e dos autos, sempre com um caráter educativo. Por isso, hoje, celebramos essa ação de graças pela sua vida. Agradecemos a Deus pela sua caminhada e por aquilo que Ele colocou em seu coração. Serpa é uma presença positiva na sociedade porque ele leva as pessoas a pensar, a buscar a Deus. Essa ação de graças é pelo dom da vida e é pelos dons que Ele te concedeu. E que todos os católicos exerçam suas missões na sociedade como o Serpa – pregou o cardeal- arcebispo.
Em seguida, Serpa e a mulher, Beth, receberam para uma confraternização na Casa de Cultura Julieta de Serpa. Com a temática de cinema, a festa contou com um desfile de personagens com figurinos assinados por Beth e confeccionados por Jurema Moço, com caracterização a cargo de Victor Martinez. E, assim, Charles Chaplin, Cleópatra e Grace Kelly desfilavam suas graças entre os convidados na noite em que foram abertas as celebrações pelos 80 anos do aniversariante. Os festejos, como antecipado por NEW MAG, vão até sábado, quando serão lançados a autobiografia e o documentário sobre o professor.
Crédito das fotos: Claudio Pompeu