Coleção histórica

maio 1, 2023

Claudia Andujar, fotógrafa que dedicou a vida ao povo Yanomami, terá acervo preservado pelo Instituto Moreira Salles

Com uma contribuição extraordinária à história social e política do Brasil, Claudia Andujar é uma das maiores fotógrafas de todos os tempos. Ela dedicou boa parte de sua vida ao fotojornalismo e se juntou à luta do povo Yanomami pela demarcação de terras nos anos 1970. Seu acervo de mais de 40 mil fotos agora vai passar a ser preservado pelo Instituto Moreira Salles (IMS)

Em abril de 2023 a exposição “Claudia Andujar: a luta Yanomami”, do IMS, passou por Nova York (EUA) e nos próximos meses passará pela Cidade do México e Puebla (México), por Bogotá (Colômbia) e por Santiago (Chile). Suas fotografias, que combinam elementos documentais e artísticos, são marcadas por um profundo senso de empatia e solidariedade com os povos indígenas da Amazônia. Elas são ao mesmo tempo um registro histórico e uma reflexão poética sobre a vida e a cultura desses povos. 

A luta pela sobrevivência foi uma realidade desde cedo para Andujar. Ela nasceu na Suíça, em 1931, e precisou sair da sua terra natal para fugir do holocausto. Sua família paterna, de origem judaica, foi morta em campos de concentração nazistas. Em 1955, ela se mudou para o Brasil e começou a trabalhar como fotógrafa.

Fazem parte do vasto acervo fotografias dos anos 1950 a 1970 de trabalhos de Andujar, como na extinta revista Realidade, período em que ela documentou o Brasil e também países da América Latina. Ensaios experimentais que Claudia desenvolveu em São Paulo (SP) a partir de seu interesse pela cidade e pela alma feminina, como as séries “Rua Direita” e “A Sônia” também vão estar no conjunto. 

Créditos das fotos: Helen Salomão e Claudia Andujar / Instituto Moreira Salles

Convidado enfeitado para festa com penugem de gavião, Catrimani, Roraima, 1974.
Da série “A Sônia”, São Paulo, SP, c. 1971

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Brilho reverenciado

Áurea Martins tem seu nome dado ao palco de casa de shows que reabre reformulada no Rio de Janeiro

‘Minha maior inspiração’

Duda Beat fala da alegria por fazer o ‘after’ do show de Lady Gaga e coloca-se na condição de fã da diva: “Havia desmarcado compromissos”