Considerado um dos pintores mais ativos de sua geração, Luiz Aquila completa 80 anos em 2023. Para comemorar a data, ele reuniu na exposição “Em torno dos 80” obras de trinta artistas de seu convívio na Escola de Artes Visuais do Parque Lage na década de 1980. A abertura da mostra aconteceu no último sábado (26) na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
— Minha passagem pelo Parque Lage nos anos 1980 foi a experiência mais profícua e prazerosa que obtive de um trabalho em grupo. Tanto o trabalho com os alunos como professor — na verdade, fui mais um professor-orientador de um ateliê do que um professor no sentido convencional —, como no convívio com os colegas — recordou Luiz.
Pintores de renome da história da arte nacional como Adriano Mangiavacchi, Angelo Venosa, Cristina Salgado e Xico Chaves cederam suas obras próprias ou particulares para a exposição. O evento é uma realização da Fundação Cidade das Artes (presidida por Daniela Santa Cruz) e da Galeria Patrícia Costa, com curadoria de Monica Xexéu.
Crédito das imagens: Marco Rodrigues