Coleção afetiva

agosto 27, 2023

Luiz Aquila abre mostra que celebra seus 80 anos reunindo obras de artistas de seu convívio na década de 1980

Considerado um dos pintores mais ativos de sua geração, Luiz Aquila completa 80 anos em 2023. Para comemorar a data, ele reuniu na exposição “Em torno dos 80” obras de trinta artistas de seu convívio na Escola de Artes Visuais do Parque Lage na década de 1980. A abertura da mostra aconteceu no último sábado (26) na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

— Minha passagem pelo Parque Lage nos anos 1980 foi a experiência mais profícua e prazerosa que obtive de um trabalho em grupo. Tanto o trabalho com os alunos como professor — na verdade, fui mais um professor-orientador de um ateliê do que um professor no sentido convencional —, como no convívio com os colegas — recordou Luiz. 

Pintores de renome da história da arte nacional como Adriano Mangiavacchi, Angelo Venosa, Cristina Salgado e Xico Chaves cederam suas obras próprias ou particulares para a exposição. O evento é uma realização da Fundação Cidade das Artes (presidida por Daniela Santa Cruz) e da Galeria Patrícia Costa, com curadoria de Monica Xexéu.

Crédito das imagens: Marco Rodrigues

Posts recentes

Novos horizontes

Roteirista brasileiro apresenta palestra sobre representatividade na ONU e celebra os rumos da teledramaturgia no país

‘Último pedido’

Marina Lima fará recital em homenagem ao irmão Antonio Cícero na ABL e diz como será a celebração