“Macbeth” é certamente a trama mais cultuada entre as tragédias de William Shakespeare. O bardo conseguiu reunir num mesmo enredo questões relacionadas à ambição e à vaidade humanas além de tratar de temas como ética e arrependimentos relacionados a um crime. Por envolver todos esses ingredientes, a peça já inspirou uma ópera e suscitou adaptações para o cinema e, voilá, para o próprio teatro.
Pois uma montagem mais centrada nos principais conflitos da trama estreia este mês em São Paulo. “Delírio Macbeth” foi traduzida, adaptada e dirigida por Eric Lenate, jovem talento que concorre simplesmente em duas das principais categorias do Prêmio Prio de Humor por “The money shot”.
Lenate acumula as funções supracitadas e integra ainda o elenco, formado também por Lavínia Pannunzio, Verónica Valenttino, Eraldo Maia, Evas Carretero e Vitor Julian. A estreia está marcada para a próxima quinta-feira (08) no Teatro Paulo Eiró onde fará temporada a preços populares.
– A peça traça um perfil histórico da Inglaterra repleto de alusões às intrigas e aos jogos gananciosos que levam reis aos tronos e, logo depois, os depõem – explica Lenate, que leva à encenação referências aos tempos atuais, questionando em seguida: – A que ponto um homem pode chegar para alcançar o poder? E para mantê-lo?
Tais indagações valem para muitos políticos brasileiros e a encenação vai para além delas. A cumplicidade entre o ambicioso personagem principal e sua mulher, Lady Macbeth, é outro ponto derelevância na adaptação, segundo o ator e diretor:
– Essa adaptação conta a história de um casal que age em dupla, passa por cima de tudo e de todos, e vive uma folie à deux (delírio a dois).
Crédito da imagem: Leekyung Kim