Não é todo dia que se completa cinquenta anos de carreira. E, em se tratando de Abel Silva, teria que ser espetacular. Para além da feliz efeméride, o incansável poeta e letrista, gravado por grandes nomes da MPB, reuniu um time de amigos fiéis para celebrar a marca, na noite da última quarta-feira (10), na Casa do Choro, Centro do Rio de Janeiro.
Os ingressos esgotaram-se rapidamente. E não para menos, pois pelo palco passaram simplesmente Leila Pinheiro, Roberto Menescal, Cristóvão Bastos e Clarisse Grova, além do filho do homenageado, o superviolonista André Trindade Silva. Cada um interpretou a seu modo alguns dos clássicos fixados no imaginário popular, e até hoje revisitados.
Abel e André abriram os trabalhos com “Alma”, composição em parceria com Sueli Costa (1943-2023). A canção, imortalizada por Simone, foi apresentada de forma instrumental. Em seguida, chamou Leila Pinheiro e, juntinhos, cantaram “Jura secreta”, sua parceria inaugural com Sueli e lançada pela Cigarra.
Ao piano, Leila interpretou com afinco “Transparências”, primeira composição entre Abel e Menescal. Na platéia, amigos como a apresentadora Leilane Neubarth, fã declarada do poeta. A noite terminou com todos cantando juntos a clássica “Festa do Interior”, numa grande homenagem à Moraes Moreira (1947-2020), outro saudoso parceiro de Abel.
Crédito das imagens: Lena Trindade