Cinema em festa

outubro 6, 2023

Grandes personalidades prestigiam a abertura do Festival do Rio, o mais importante do gênero na América Latina

Outubro é aquele mês de festa para os cinéfilos. É quando o Festival do Rio, o maior dedicado ao cinema na América Latina, aporta na cidade. O evento chega este ano à sua 25ª edição e foi aberto, na noite da última quinta-feira (05), com “Atiraram no pianista (“They shot the piano player”), dos espanhóis Fernando Trueba e Javier Mariscal. A animação foi exibida no Cine Odeon, Centro da cidade.

E o próprio Javier Mariscal veio da Espanha prestigiar o evento, como antecipado por NEW MAG. E a ocasião merecia, pois era a primeira vez em mais de 20 anos que o festival foi aberto por uma obra de animação. E não uma animação qualquer, mas a que conta a história do pianista brasileiro Tenório Júnior, desaparecido na Argentina poucos dias antes de a ditadura voltar àquele país em 1974.

Grandes nomes das nossas artes e do mercado cinematográfico marcaram presença na abertura do festival. Betty Faria e Antonio Pitanga, dois grandes nomes do nosso cinema, prestigiaram a festa, que contou ainda com a presença do cantor e compositor Jards Macalé, figura emblemática da Tropicália.

E muitos astros da telinha também marcaram presença, convidados pelo casal de RPs Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho. Alexandre Nero, Zezé Polessa, Vanessa Giácomo, Giulia Gam e o jovem casal-sensação Sophia Abrahão e Sérgio Malheiros foram alguns que passaram pelo tapete vermelho.

Lúcia Murat, Ana Maria Magalhães e Sandra Kogut, três talentosas diretoras do nosso cinema, conferiram a abertura, prestigiada também por autoridades como o secretário municipal de Cultura Marcelo Calero.

Após a exibição, a turma rumou para a Casa da Glória, onde uma festa os aguardava. Sim, o cinema está em festa e ela inclui tanto os profissionais da área quanto aqueles que têm na telona um elixir para a barra que é viver .

Crédito das imagens: Eny Miranda

Posts recentes

‘Último pedido’

Marina Lima fará recital em homenagem ao irmão Antonio Cícero na ABL e diz como será a celebração

Ela merece

A médica Marcia Rachid será homenageada no Rio de Janeiro por lutar pela dignidade daqueles que vivem com o HIV