Cinéfilo e gastronômico

outubro 3, 2022

São Paulo recebe o primeiro festival gratuito que une o cinema à gastronomia

Os pratos icônicos que fizeram sucesso nas telonas compõem o 1° São Paulo Food Film Fest, festival inédito e gratuito que une a sétima arte à gastronomia na capital paulista. O evento acontece entre os dias 05 a 12 de Outubro e vai exibir, no formato híbrido e presencial, 48 filmes de 15 países. O público vai ter a oportunidade de assistir às sessões nas salas do Espaço Itaú Augusta e na Cinemateca Brasileira e degustar deliciosos pratos que marcaram o cinema. A programação online e presencial está no site do SP Food Film Fest.

O festival reúne obras clássicas, além de filmes contemporâneos e documentários. As degustações acontecem em algumas sessões presenciais como a produção dinamarquesa “A festa de Babette”. O longa completa 35 anos e é celebrado no festival com direito à degustação de Savarin, clássica sobremesa francesa. Outros filmes também possuem sessões gastronômicas, como o brasileiro “Estômago”, que servirá macarrão à putanesca, e o filme “O Confeiteiro”, com degustação de Strudel ao final da sessão.

A mostra também conta com a estreia dos documentários “A Terra e a Fome”, de João Grinspum Ferraz e Fábio Meirelles que traz o relato de ícones da gastronomia sobre a Indústria Alimentar; e “Roadrunner: A film about Anthony Bourdain”, de Morgan Neville, que conta o legado do grande chef norte-americano Anthony Bourdain.

A iniciativa de realizar o festival tem a ver com o Mês da Alimentação, marcado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), com o objetivo de envolver o governo e a população na luta contra a fome. Por este motivo, a programação conta com mesas de convidados que tratam de temas relevantes sobre agricultura e fome, gênero na cozinha e consumo consciente.

Crédito da imagem: Cena do filme “A Festa de Babette”. (Divulgação)

MAIS LIDAS

Posts recentes

Missão internacional

O prefeito Eduardo Paes não assistiu ao show de Lady Gaga no Rio de Janeiro e NEW MAG por uma nobre razão. Vem saber!

Brilho reverenciado

Áurea Martins tem seu nome dado ao palco de casa de shows que reabre reformulada no Rio de Janeiro