‘Cheio de coisas divertidas’

abril 2, 2025

Fernando Caruso lança guia pautado por sua paixão pelo universo nerd e fala da visibilidade alcançada pelo tema nas redes

Os fãs do ator e comediante Fernando Caruso que o acompanham nas redes sabem o quanto ele é apaixonado pelo universo nerd, que envolve quadrinhos de super-heróis e filmes, entre outras obras da cultura pop. Seus seguidores poderão ficar ainda mais próximos do artista por conta destas afinidades. Fernando colocou sua paixão em livro. “Guia de sobrevivência nerd” (Editora Heróica) será lançado nesta quarta-feira (02), a partir das 19h, na livraria Travessa, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. 

– É uma espécie de almanaque com várias informações, mas misturado também com experiências muito pessoais e opiniões minhas. O título é uma referência ao “Guia do mochileiro das galáxias”, um dos meus livros preferidos. A ideia é convidar quem é de fora a participar desse mundo nerd, cheio de coisas divertidas pra fazer e consumir, além de trocar figurinha com aqueles que já são iniciados, compartilhando gostos e, às vezes, trazendo alguma informação que a pessoa não tenha – destaca o artista, em entrevista ao NEW MAG. 

Filho da jornalista Eliana Caruso e de Chico Caruso, gênio do traço, Fernando começou a catalogar e escrever sobre essas obras depois do convite de Manoel de Souza, dono da  Heróica. Ele já acompanhava as indicações que o ator publica nas redes sociais e percebeu que aquilo poderia estar também em outra plataforma. Da ideia à publicação, no entanto, o projeto passou por uma campanha de financiamento coletivo muito bem sucedida, como ele conta:

– A campanha ultrapassou a meta e contou com muitos apoiadores, não apenas os que financiaram o livro, mas os que também divulgaram a campanha em seus canais. As pessoas pareciam muito felizes em compartilhar um material com potencial de trazer mais público para consumir tudo aquilo que a gente ama. 

Antes do novo guia, o ator já havia publicado o livro “Z.É: zenas escrevinhadas”, em 2011, sobre a peça teatral de improviso que rodou o país com jovens talentos do humor brasileiro. 

Créditos: Texto (Danilo Perelló) e imagem (Felipe Fittipaldi)

Posts recentes

Uma voz no Tom certo

Sophie Charlotte mergulha fundo na carreira de cantora e volta a apresentar show com Tom Veloso em São Paulo

‘Cheio de coisas divertidas’

Fernando Caruso lança guia pautado por sua paixão pelo universo nerd e fala da visibilidade alcançada pelo tema nas redes

Sim à igualdade

Empresas que atuam pela igualdade profissional entre os gêneros são homenageadas no Rio de Janeiro