Quando se pensa no estado do Rio de Janeiro, é comum que os holofotes se voltem para destinos consagrados como a Praia de Copacabana, na capital, balneários como os de Angra dos Reis, na Costa Verde, ou cidades como Petrópolis, na Região Serrana. Mas o Rio vai muito além dos cartões-postais mais famosos. Espalhadas pelo interior e pelo litoral fluminense, há cidades cheias de charme, História, natureza exuberante e cultura pulsante, que merecem lugar no roteiro de viagem. NEW MAG lista cinco cidades para explorar no estado. São elas Vassouras, Conservatória, Itatiaia, Cantagalo e Maricá. Cada uma delas guarda surpresas e experiências únicas para quem deseja ir além do óbvio.
Vassouras
Vassouras, na Região do Vale do Café, é um mergulho na história do Brasil imperial. A cidade preserva importantes marcos da época áurea, como o Museu Casa da Hera. A casa mantém o mobiliário do século XIX e revela o estilo de vida de uma das famílias da elite cafeeira. Outro destaque é o Centro Cultural Cazuza, que homenageia o cantor com exposições e realiza diversos eventos. Para quem gosta de História, a antiga estação ferroviária — um charme à parte — e o Memorial Judaico também enriquecem a visita, revelando diferentes momentos do passado da região.
Conservatória
Conservatória, distrito do município de Valença, também é conhecida como a Cidade da Seresta. Suas ruas de paralelepípedo ecoam serenatas que acontecem ao ar livre, aos fins de semana, e encantam quem passa por lá. A Casa da Cultura guarda documentos, instrumentos e registros que contam a História da tradição musical centenária. Outro ponto cultural importante é o Cine Centímetro, réplica perfeita do antigo Cine Metro Tijuca, que exibe filmes clássicos e promove eventos ligados à sétima arte. Conservatória também conta com o charmoso Teatro Sonora e com diversos centros culturais que celebram a música, a poesia e a memória local. Um destino encantador para os amantes das artes.
Itatiaia
Itatiaia é um destino que encanta em todas as estações, com o frio do inverno ideal para curtir o clima serrano e, no verão, cachoeiras perfeitas para se refrescar. Além das trilhas e das belas paisagens das Agulhas Negras, a cidade também oferece atrações culturais. O Centro de Visitantes do Parque Nacional apresenta exposições sobre a fauna, flora e história da unidade de conservação mais antiga do país. Na região de Penedo, o Museu Eva Hilden resgata a cultura dos imigrantes que fundaram a colônia finlandesa, enquanto o Lelumuseo, o famoso Museu de Brinquedos, encanta com seu acervo nostálgico. Uma combinação perfeita de natureza, História e memória afetiva.
Cantagalo
A charmosa Cantagalo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, é o berço de Euclides da Cunha (1866-1909), autor de “Os sertões” e uma das figuras mais importantes da literatura brasileira. Nascido no antigo distrito de Santa Rita do Rio Negro — hoje chamado Euclidelândia em sua homenagem —, o escritor tem sua memória preservada no museu Casa Euclides da Cunha. O espaço abriga objetos pessoais, documentos, as primeiras edições de seus livros e até mesmo uma relíquia singular: o encéfalo do autor, conservado em exposição. Repleta de rios e cachoeiras, Cantagalo também é procurada por quem gosta de esportes radicais, como a canoagem e o rafting.
Maricá
Com belas praias, lagoas e áreas verdes preservadas, Maricá vem se tornando um importante polo cultural no estado. A cidade conta com a Casa de Cultura, também conhecida como Museu Histórico de Maricá, que preserva parte importante da memória local. Recentemente, foi aberta a Casa Museu Darcy Ribeiro, em memória do sociólogo e projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012). Em breve, vão unir-se ao circuito cultural da cidade as casas-museus das cantoras Maysa (1936-1977) e Beth Carvalho (1946-2019).
Crédito das imagens: reprodução