Dizem que passar o aniversário trabalhando é um sinal de sorte. Quando o aniversariante é um de nossos mais importantes maestros, a sorte pode até ser a dele, mas é também a do público. E, no caso, uma plateia calorosa que, na noite da última sexta (27), resistiu à chuva para prestigiar Isaac Karabtchevsky numa ocasião mais que especial: o concerto que celebrou seus 90 anos.
Isso mesmo. E o regente festejou a data à frente da Orquestra Petrobras Sinfônica no palco montado em plena Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, tendo o Theatro Municipal ao fundo num cenário à altura do homenageado.
E as homenagens não faltaram. Da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, o maestro recebeu uma placa e, dos amigos, os abraços. No Salão Assyrio, do Municipal, importantes colegas como a cravista Rosana Lancelotte fizeram-se presentes.
E do público, os aplausos calorosos em reconhecimento às nove décadas daquele cuja vida mistura-se à música. Essa mesma música que, num reconhecimento a tantos anos de dedicação, levou-o a ser respeitado no Brasil e fora dele.
Crédito das imagens: Daniel Ebendinger