Bravo, bravíssimo

junho 1, 2022

O Rio de Janeiro ganha a Orquestra Rio Villarmônica, fruto da união entre a produtora Isabel Zagury e os maestros Tobias Volkmann e Mario Barcelos

O Rio de Janeiro ganha, este mês, uma nova orquestra. A Rio Villarmônica une os maestros Tobias Volkmann e Mario Barcelos à produtora cultural Isabel Zagury. O primeiro concerto será no dia 11 de Junho, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, e terá no repertório obras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e Mozart. O curioso é que a ideia para o projeto surgiu, no melhor estilo carioca, à mesa de um bar. O assunto tinha tudo para não ir adiante, mas a trinca arregaçou as mangas e deu tratos à bola – à partitura, melhor dizendo.

– São duas amizades recentes que se revelaram uma parceria perfeita para a realização de um sonho pessoal, que venho alimentando há algum tempo – comemora Volkmann, diretor artístico do projeto, chamando atenção para o momento em que a orquestra surge: – Um sopro de vida e renovação na cena cultural após o processo doloroso dos últimos anos.

O entusiasmo pela iniciativa é compartilhado por Isabel Zagury, diretora de produção da orquestra:

– Sempre fui produtora, nunca idealizadora. Sempre fui ferramenta e, poucas vezes, tive a oportunidade de dar a minha opinião sobre a parte artística.

A peça escolhida de Villa-Lobos para o concerto de estreia é a “Bachiana nº 9”, uma das “Bachianas Brasileiras”. De Mozart, serão apresentados “O concerto para clarineta” e a “Sinfônica nº 40”. E a escolha de duas obras do mestre austríaco tem uma razão especial. O dia em que resolveram criar a orquestra, no tal bar de Copacabana, era 27 de janeiro, aniversário do compositor. O maestro Mario Barcelos, diretor-geral da Rio Villarmônica, reforça a escolha pelos dois autores:

– Quando pensamos e criamos a Villarmônica queríamos trabalhar, criar, fazer. Nossos concertos serão sempre o fruto do nosso trabalho e da nossa paixão.

E, por falar em paixão, que ela perdure por muito tempo!

Crédito da imagem: Marcos Martinez.

Posts recentes

Artes unidas

Diretores Amir Haddad e Bia Lessa encontram-se com o ator Antonio Nóbrega e Tia Surica em novo projeto cultural

Data querida

Cacau Hygino festeja aniversário cercado pelos amigos em jantar surpresa no Rio de Janeiro

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber