Brasil diverso

setembro 23, 2022

A cantora Zélia Duncan estrela, no Rio de Janeiro, espetáculo que valoriza nossas muitas raízes artísticas

A história dos 200 anos de Independência do Brasil foi contada por Zélia Duncan regada por muita música e poesia no espetáculo “Uma aventura chamada Brasil”, dirigido por Moacyr Goés. A estreia aconteceu na noite da última quinta (22), na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O musical faz parte do projeto “Uma aventura chamada Brasil – Independência e Identidades”, que além do musical, apresenta o show “Rima” de Antônio Nóbrega (a partir deste domingo), além de “Debates eleitos” com curadoria do poeta Michel Melamed, e a exposição “Um olhar brasileiro”, de Miguel Colker em homenagem ao pai, o fotógrafo Cafi.  

– Moacyr e eu temos uma história longa, que vem desde a década de 1990, quando fiz a CAL (Centro de Artes de Laranjeiras) pela primeira vez e o tive como professor. Sempre o admirei demais, por sua perspicácia, sua visão do palco, do ofício do ator e sua enorme sensibilidade. É um cara que gosta de pensar e pensa junto. Confio no seu olhar sobre o Brasil e, por isso, aceitei o convite com entusiasmo  – afirma Zélia.

O musical selecionou 23 canções que passeiam por gêneros tão nossos como o samba, a bossa-nova, a Tropicália, o pagode e o sertanejo, comprovando a diversidade da nossa cultura. O espetáculo também fez uma homenagem à cantora Marília Mendonça (1995-2021) por sua contribuição à música sertaneja feita por mulheres.

– Pensar e lembrar que o Brasil é diverso e por isso tem beleza e singularidade, é matéria urgente de nossas vidas. A arte é antídoto e podemos mudar o rumo das coisas com amor, atitude e coragem –  arremata Zélia Duncan.

O musical “Uma Aventura Brasil” segue com apresentação na Cidade das Artes Bibi Ferreira nesta sexta (23), às 20h, e vai até sábado (24), às 15h30, com entrada gratuita. 

Crédito das fotos: Cristina Granato

Marília Mendonça é homenageada no musical
Miguel Colker na abertura da exposição “Um Olhar Brasileiro” em homenagem ao fotógrafo Cafi
A cantora Olívia Hime e o diretor Flávio Marinho na plateia

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo