‘Bethânia em todos os shows’

maio 18, 2025

Maria Bethânia prestigia espetáculo estrelado por Renata Sorrah e emociona-se com homenagens prestadas a ela em cena

Maria Bethânia está duplamente presente em “Ao vivo [Dentro da cabeça de alguém]”,espetáculo que a Companhia Brasileira de Teatro apresenta no Teatro Carlos Gomes, centro do Rio de Janeiro. E, na noite do último sábado (18), a cantora esteve triplamente presente, digamos assim. Bethânia assistiu na ocasião ao espetáculo, escrito e dirigido por Marcio Abreu e que traz no elenco a atriz Renata Sorrah.

Numa cena, a atriz elenca fatos importantes ocorridos no país nas últimas seis décadas. Estão lá o “paredão” formado por grandes damas do nosso teatro na histórica Passeata dos Cem Mil, no Rio de Jneiro e, entre eles, a “cantora brasileira de longa cabeleira grisalha homenageada na avenida”. A fala alude à homenagem prestada pela Mangueira a Bethânia no enredo “A menina dos olhos de Oyá”, em 2016.

Bethânia acompanhou a apresentação com atenção quase silente. De quando em quando, sussurrava comentários de aprovação à encenação como “Essa menina é muito boa”. O elogio foi proferido após a atriz e cantora trans Bixarte cantar “Começaria tudo outra vez”, bolero de Gonzaguinha (1945-1991) gravado por Bethânia em 1977.

Temas relacionados à impermanência e à preservação (de fatos e da própria espécie humana) são abordados no espetáculo. No epílogo, com Renata sozinha no proscênio, ela enumera acontecimentos que gostaria que não fossem esquecidos. A voz de Gal Costa (1945-2022), a Constituição Cidadã de 1988 e as atuações de Fernanda Montenegro e de Juliana Carneiro da Cunha em “As lágrimas amargas de Petra Von Kant” estão entre seus destaques.

–  Maria Bethânia no show “Opinião” – elenca ela para em seguida acrescentar: – Maria Bethânia em todos os seus shows.

A fala arrancou calorosos aplausos do público que lotava o teatro. O mesmo se deu quando Sorrah destacou “uma sala de aula cheia de crianças”, numa demonstração de que arte e cidadania precisam caminhar lado a lado no Brasil.

E Renata Sorrah em cena é outro item que não pode ser apagado da memória afetiva do brasileiro.

Créditos: Christovam de Chevalier (texto) e reprodução/instagram (imagem)

Maria Bethânia posa com os atores e a equipe da Companhia Brasileira de Teatro nos bastidores do Carlos Gomes, no Rio de Janeiro

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Ah, ela vai arrasar

Remix de faixa antológica na voz de Roberta Sá marca o início dos festejos pelos 20 anos do álbum “Braseiro”