Ela coleciona merecidamente títulos atribuídos por sua excelência artística. O de Rainha certamente é o mais comum deles. E, mais uma vez, Maria Bethânia poderá também ser chamada de Doutora. A cantora, uma das mais importantes do país, vai receber nesta sexta-feira (15) o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC).
A cerimônia será realizada na Concha Acústica da universidade, às 17h30m, com capacidade para 3 mil espectadores. A previsão é a de que a artista faça um discurso sem o aparato para uma performance musical. Com a outorga da UFC, Bethânia entra para um rol de mulheres notáveis que inclui as escritoras Rachel de Queiroz (1910-2003) e Ana Miranda.
O título é o terceiro concedido à intérprete, agraciada também por outras duas instituições de ensino superior: a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Por difundir a poesia de Fernando Pessoa (1888-1935) em seus espetáculos e álbuns, Bethânia foi condecorada, em 2010, com a Medalha da Ordem do Desassossego, conferida pela Casa Fernando Pessoa, em Portugal. E, em 2023, a intérprete entrou para a Academia de Letras da Bahia.
Crédito da imagem: Jorge Bispo