O mito de São Jorge atravessa gerações e fez com que o santo fosse além do âmbito cristão, tornando-se um dos mais populares da fé universal. Sua imagem é reverenciada, hoje, em diferentes religiões e culturas pelo mundo, em locais como Portugal, Espanha e República Tcheca, além de nações do Oriente e da África, como Turquia e Egito, além, é claro, do próprio Brasil, onde o santo é veneradíssimo.
Pois a história desse personagem icônico será contada no cinema. Produzido pela Fundação Cesgranrio, “Jorge da Capadócia” foi filmado no Brasil e na Capadócia, com direção de Alexandre Machafer, que vive também o herói na ficção. Com efeitos especiais dignos de Hollywood, o filme terá sua pré-estreia no dia 22 deste mês na própria Capadócia, região onde o soldado romano morreu.
O lançamento será em evento de gala, organizado pelo governo turco, e contará com a presença de diversos embaixadores de todo o mundo, além de artistas e políticos locais. Machafer irá para a cerimônia, onde estarão presentes o secretário de Cultura da Fundação Cesgranrio, Leandro Bellini, e 11 representantes da produção, entre produtores e artistas. A estreia do filme no Brasil está prevista para 2023.