Jornalistas e pesquisadores precisam de fontes fidedignas. Certos cantores também. No caso, cantora. Atenta e antenada, Beth Carvalho (1946-2019) apurou os ouvidos e foi, em idos dos anos 1970, ouvir o que uma moçada fazia nas rodas de samba do Cacique de Ramos. E voltou de lá com pérolas de nomes então desconhecidos como Almir Guineto, Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, entre outras.
Uma delas é “Coisinha do Pai”, de Guineto, Aragão e Luís Carlos. A gravação, lançada por Beth em 1979, trazia ainda o refrão cantado por um coro infantil numa sacada de mestre de Rildo Hora, produtor do disco. E não tardou para a faixa estourar no país.
Pois “Coisinha do pai” ganha nova versão, desta vez interpretada simplesmente por 31 grandes nomes da música. São artistas como Seu Jorge, Maria Rita, Diogo Nogueira, Leci Brandão, Mumuzinho e Marina Íris, entre outros.
A faixa chega às plataformas nesta sexta (29) como abre-alas do “Sambabook Beth Carvalho”, projeto multiplataforma realizado pela Musickeria e com lançamento previsto para fevereiro de 2025. O single chega juntamente com o clipe, disponível no canal do selo no YouTube.
A ideia de juntar os participantes da iniciativa numa única faixa é uma marca do projeto, iniciado em 2012 com João Nogueira (1941-2000). E não poderia ser diferente com Beth, que por longos anos ostentou merecidamente o título de Madrinha, em razão dos talentos que ajudou a revelar.
– Homenageando a Beth, estamos celebrando também compositores como Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Cartola e tantos outros que ela resgatou e revelou – festeja Afonso Carvalho, diretor-geral e curador do projeto.
Empresário de Beth por longos anos, ele chegou a comentar com ela sobre a homenagem: – Beth soube garimpar pérolas da nossa música como ninguém.
Pura verdade. À Madrinha, então, as merecidas e honrosas homenagens.
Crédito das imagens: Divulgação e W Possato