Escrita em 1956, “O Balcão” é certamente a peça mais provocativa do francês Jean Genet (1910-1986). Era muito comum espectadores ficarem incomodados e levantarem-se durante as sessões realizadas mundo afora. Pois essa peça terá finalmente sua primeira montagem profissional no Rio de Janeiro. E volta a ser encenada no país 59 anos após sua estreia em São Paulo, em montagem cujo elenco trazia a diva Ruth Escobar (1935-2017) e direção de Victor Garcia (1934-1982).
A nova montagem tem direção de Renato Carrera e traz dez talentos do teatro contemporâneo como Alexandre Barros, Carmen Frenzel, José Karini e Yumo Apurinã, entre outros. Juntos, eles convidam os expectadores a uma reflexão acerca da sociedade contemporânea, com foco nas questões de representação, aparência e imagem. A estreia está prevista para quinta-feira (07) no Sesc Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.
As pesquisas para a montagem começaram em 2019. Dois anos depois, “Por Detrás de O Balcão”, versão remota do espetáculo rendeu a Yumo Apurinã a indicação como Ator Jovem Talento ao Prêmio APTR de Ator. Agora, o diretor segue com a montagem presencial do texto.
A história se passa numa casa de prostituição onde os homens assumem suas fantasias a partir de estranhos e perversos jogos sexuais, encarnando as principais instituições de poder: a Igreja, a Justiça, a Força Militar e a Polícia. Enquanto isso, uma rebelião popular acontece nas ruas, ameaçando a estabilidade social.