As cidades do Brasil ainda estão passando pela retomada cultural pós-pandemia. É o caso do Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, que foi fechado em 2020, e agora será reaberto ao público, nesta segunda-feira (23). A casa fica em Santa Teresa, bairro da região central do Rio de Janeiro. No mesmo dia, também será reaberta a Biblioteca José de Alencar, anexo do centro cultural, que homenageia um dos principais escritores da literatura brasileira. Também haverá uma programação musical e a abertura da exposição “Amor: (des)construção dos afetos”, feita por artistas locais.
O Centro Cultural Laurinda Santos Lobo foi inaugurado há mais de 40 anos e já abrigou intensa programação de música, teatro, exposições e atividades literárias. A reforma das duas casas, que foi retomada há cerca de um ano, inclui reparos nas redes elétrica e hidráulica, renovação do sistema de incêndio, recuperação dos jardins, e restauro do muro, mantendo o tom rosado tradicional do palacete construído em 1907. A obra custou R$ 1,389 milhão.
Laurinda Santos Lobo (1878 – 1946) foi uma mecenas importante para a Belle Époque do Rio de Janeiro. No entanto, ela não morou no local que atualmente leva o seu nome. Laurinda viveu onde hoje é o Parque Municipal Glória Maria, conhecido também como Parque das Ruínas, no mesmo bairro. Lá ela recebia a elite cultural carioca da primeira metade do século XX.
Crédito da imagem: Divulgação / Secretaria Municipal de Cultura