Um dos maiores representantes da Geração 80 da arte brasileira, Luiz Pizarro inaugurou nova exposição no Paço Imperial, Rio, na tarde de terça-feira (4). Nomes como a atriz Christiane Torloni, o artista plástico Luiz Aquila e a cineasta Malu de Martino prestigiaram a vernissage de “Metapaisagens”, que ocupa 300 m² com 18 telas e o “Cubo Mágico”, – ou “Cubo dos Desejos” -, onde cada visitante é convidado a escolher uma cor nos novelos disponíveis, perpassando o total das letras do seu nome por pontos dentro da instalação interativa, “mentalizando desejos”.
– Nesse momento resolvi tirar a figuração da sensualidade, do centro da imagem. A ideia era romper com o antropocentrismo e trazer uma visão mais holística. O antropocentrismo levou a um excesso de egocentrismo – disse o artista.
A figura geométrica também se faz presente em cubos brancos nas próprias telas, chamados por Pizarro de cubos de cristal. Esta é sua quarta mostra no Paço Imperial, onde já expôs, além de pinturas, gravuras e trabalhos em parafina.
– A exposição é espetacular. Foi um delicioso reencontro com a arte e a amizade. O Luiz sempre surpreende. Acho básbaro porque ele é um artista inquieto, vai sempre trazendo um outro Luiz – resumiu Torloni
Crédito de fotos: Daniel Castelo Branco e Bia Sampaio