Se tem alguém que merece todas as homenagens é Dira Paes. A atriz, que leva o Pará, seu estado natal para o mundo (literalmente), foi, como antecipado aqui, a grande homenageada do Festival do Cinema Brasileiro de Paris. A abertura do evento aconteceu na última terça-feira (29).
A artista, celebrada por seus mais de 40 anos de carreira, foi ovacionada pela plateia que lotou o tradicional Cinema L’Arlequin, em Saint-Germain-des-Près. A renomada atriz francesa e embaixadora do evento, Marina Fois, foi a responsável pela homenagem à Dira.
A exibição que abriu a 27ª edição do festival foi do filme “Vitória”, estrelado por Fernanda Montenegro e Alan Rocha e inspirado no livro do jornalista Fábio Gusmaõ. O ator, inclusive, estava presente na sessão. Quem também aplaudiu de pé o longa e a homenageada foram as atrizes Silvia Buarque e Maria Fernanda Candido, além do bailarino Thiago Soares.
Katia Adler, diretora e curadora do festival, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, também prestigiaram o evento.
O Festival do Cinema Brasileiro de Paris terá ainda a exibição de obras como “Ainda estou aqui”, “Motel destino”, “Kopenawa: sonhar a terra-floresta’ e o documentário “Cazuza, boas novas”.
Crédito das imagens: Daniela Ometto





