Uma boa comida merece mesmo ser celebrada em qualquer lugar do mundo. E o momento foi de apreciar, na noite da última segunda-feira (11), a culinária sul-coreana. Grandes nomes do jornalismo brasileiro reuniram-se no bistrô do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o MAC, em torno do Kimchi, iguaria daquela cultura.
O prato é o mais tradicional daquele país asiático e existem mais de 300 (!!) formas de prepará-lo, com a iguaria reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco desde 2013.
Ancelmo Gois, colunista de O Globo, a crítica gastronômica Luciana Fróes e o grande advogado Técio Lins e Silva foram alguns dos nomes que prestigiaram o evento, organizado pela jornalista Ana Claudia Guimarães, que vem atuando como embaixadora informal daquele país.
A primeira-dama de Niterói, Christa Grael, ajudou a fazer as honras no encontro, cujo menu foi assinado pela chef Regina Hwang, que destaca:
— A culinária coreana é diversa, com muitos pratos de vegetais, proteínas e alimentos cozidos, diferente da fritura chinesa ou do sushi japonês. O kimchi, assim como a feijoada no Brasil, é um elemento essencial e marcante nas refeições coreanas.
Crédito das imagens: Cristina Granato