A união faz a força. E uma mobilização é a prova de que o ditado está longe do lugar comum. A iniciativa, abraçada por estudantes e colaboradores de instituições de ensino superior em todo o país, arrecadou mais de 98 mil absorventes à campanha Adote um Ciclo. A iniciativa foi promovida pelos institutos Ela e Yduqs e realizada em instituições como a Estácio, Ibmec, Wyden e IDOMED.
A campanha tem como propósito combater a pobreza menstrual, que afeta mulheres sem condições de cuidar das próprias higienes intimas durante os ciclos menstruais. O montante arrecado vai possibilitar que 600 mulheres sejam assistidas ao longo de um ano, atendendo em torno de 7 mil ciclos menstruais.
A instituição que mais arrecadou doações foi a Estácio de Boa Vista (RO). Ali foram angariados simplesmente 25 mil absorventes. O feito é celebrado pela pró-reitora de Extensão da Estácio de Boa Vista, professora Fabiana Rikils:
– Podemos dizer que o sucesso desta campanha se deu em grande parte ao espírito de competitividade solidária que surgiu a partir da nossa gincana de boas-vindas, onde calouros e veteranos se dedicaram intensamente a todas as provas de arrecadação e transformaram, além de uma disputa, um gesto coletivo pela causa.
A mobilização sensibilizou Sonia Colombo e Sandra Garcia, fundadoras e presidentes do Instituto Ela. A importância da conscientização das populações femininas em idade fértil é outro dos propósitos da campanha, como destaca Sandra:
– O projeto abre portas para a discussão sobre a saúde feminina, os cuidados com a higiene íntima, além de incentivar as meninas e mulheres a realizarem exames preventivos e alertá-las sobre a gravidez precoce. Muitas mulheres ainda usam materiais inadequados, o que provoca infecções graves e pode gerar sérios problemas para a saúde.
