Se tem um documentário que merece ser aplaudido de pé é o “Hora do recreio”, da diretora Lucia Murat. E foi exatamente isso que aconteceu na noite da última quinta-feira (10) no Rio de Janeiro. O filme foi exibido no festival “É tudo verdade”, considerado o maior do gênero de documentários na América Latina.
A plateia lotou a sessão que aconteceu no Estação Net Botafogo, na Zona Sul da cidade. Nomes do cinema como Jorge Durán, Theresa Jessouroun, além de nomes da política como Carlos Minc, prestigiaram a exibição. Atores do Nós do Morro, grupo que participou do filme, Renan Dionata, Dandara Melo, Ana Clara Cruz e Gustavo Veiga, também estiveram presentes.
“Hora do recreio” levanta discussões sobre a educação pública no Brasil sob a perspectiva de alunos dos ensinos fundamental e médio. Temas como evasão escolar, racismo, tráfico de drogas, feminicídio e gravidez precoce são abordados no filme.
Recentemente, o longa também foi exibido no Festival de Berlim, onde concorreu a Melhor Documentário e ao Prêmio da Anistia Internacional, que laureia obras que retratam temas relacionados aos direitos humanos, como antecipado aqui.
Crédito das imagens: Cristina Granato




