Aclamação internacional

fevereiro 28, 2024

Os 60 anos da LC Barreto, produtora de Lucy e Luiz Carlos Barreto, inspiram tributos no exterior e filme com Larissa Manoela

São seis décadas dedicadas à sétima arte. E tal empenho foi fundamental para fazer do nosso cinema um dos orgulhos nacionais. E os mais de 150 títulos produzidos pela produtora LC Barreto não nos deixam mentir. A empresa, criada pelo casal Luiz Carlos e Lucy Barreto, completou 60 anos em 2023. E a efeméride motiva este ano uma série de homenagens em grandes eventos internacionais e lançamentos estrelados por nomes como Larissa Manoela.

Vinte títulos da produtora serão exibidos em uma retrospectiva no Lincoln Center, em Nova York. Outras retrospectivas similares serão realizadas em cinematecas de Lisboa, Portugal, e de Barcelona, na Espanha. A produtora será homenageada também em dois dos mais importantes festivais de cinema do planeta: o de Cannes, na França, e o de Berlim, na Alemanha.

E o ano será de muito trabalho – e de lançamentos. Uma animação sobre a Floresta Amazônica será desenvolvida numa parceria entre o China Media Group e a LC. Duas produções chegam este ano às telas. “Traição entre amigas”, longa de Bruno Barreto estrelado por Larissa Manoela, e “Deus ainda é brasileiro”, de Cacá Diegues, cuja realização, estrelada por Antonio Fagundes,  foi antecipada por NEW MAG em 2022.

Há muito o que celebrar, não resta dúvida, mas, em se tratando do nosso cinema, há muito ainda a se conquistar. Ainda mais em tempos de streaming, como corrobora Paula Barreto, sócia-diretora da produtora:

– O filme brasileiro precisa ser mais visto, ter mais espaço de exibição, seja nas salas de cinema, seja nas plataformas de streaming e nos canais de TV. Sempre que esse espaço é conquistado, o filme brasileiro tem grande sucesso de público.

Perseverar é a palavra de ordem – e ela é bem conhecida pelos Barreto. O sonho iniciado com Lucy e Luiz Carlos é perpetuado e inclui outros membros do clã, como Paula e a neta Júlia, filha de Fábio Barreto (1957-2019). Esse trabalho em equipe (e que equipe!) já dura 60 anos. E que assim continue!

Posts recentes

Palco em páginas

Isabel Fillardis estreia como escritora com o lançamento da sua autobiografia

Um doce para o olhar

Exposição do fotógrafo Slim Aarons chega a São Paulo com imagens de momentos da vida da alta sociedade dos anos 1960 e 1970

Despedida difícil

Morre Mario Sérgio Celidônio, filho do aclamado chef José Hugo Celidônio