Aclamação em Pessoa

maio 14, 2024

A Studio3 Cia de Dança volta ao MASP Auditório com espetáculo inspirado na obra de Fernando Pessoa

O que é bom merece repeteco. E se envolve ainda a poesia de Fernando Pessoa (1888-1935) tanto melhor. E a  Studio3 Cia de Dança, uma das mais importantes do país, sabe bem disso.  Atendendo a pedidos, a companhia fará novas apresentações do elogiado “Pessoa(s)”  no MASP Auditório, em São Paulo, na quinta (16) e na sexta-feira (17). As apresentações são gratuitas com ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão. 

O espetáculo foi concebido por Anselmo Zolla e William Pereira, que assinam, respectivamente, a coreografia e a direção cênica do espetáculo. A montagem tem como premissa um “eu” que se desdobra em outros num conjunto em que os bailarinos são os heterônimos do poeta português. E, juntos, constroem cenas nas quais a palavra poética se materializa nos gestos, nos corpos e na dança. 

Muitos dos escritos de Pessoa ficaram guardados em um baú, sendo publicados postumamente. Pensando nisso,a cenógrafa Renata Pati criou um espaço cênico composto por aparas de papel, fragmentos poéticos e por baús que guardam e revelam histórias humanas.

O premiado Fábio Namatame foi o responsável pelos figurinos do espetáculo. Eles colaboram com a movimentação cênica ao mesmo tempo em que ajudam a revelar a trama. A iluminação de Caetano Vilela e a trilha produzida pelo DJ e produtor musical Felipe Venancio também pontuam dramaticamente as coreografias. 

Criada em 2005, a Studio3 Cia. de Dança já representou o país em apresentações internacionais em cidades como Milão, Itália; Paris e Lyon, na França; Regensburg, na Alemanha, e Lisboa e Porto, em Portugal. Sua criação representa a consolidação de um trabalho artístico cuidadosamente preparado pelo seu coreógrafo e diretor artístico, Anselmo Zolla, sob a direção geral de Evelyn Baruque.

Crédito das imagens: Leandro Menezes

O espetáculo “Pessoa(s)” é inspirado na obra do grande poeta português Fernando Pessoa

Posts recentes

‘Nas cabeças e nas bocas’

Simone reaviva canção de Chico Buarque, imortalizada por ela no cinema, como prévia do registro do show com que festejou 50 anos de carreira

Nobre guerreira

Zezé Motta recebe prêmio na Bahia em reconhecimento a seu ativismo no combate ao racismo no país

‘Quero abrir portas’

Lia de Itamaracá, legítima difusora da ciranda no mundo, vai comandar a pasta da Cultura na ilha que traz no nome