‘Acho incrível retomar temporadas’

janeiro 2, 2025

Joyce Moreno abre projeto que retoma as temporadas de shows no antigo Teatro Ipanema, celeiro de grandes nomes da música

Um teatro  na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, tem uma importância crucial à música brasileira. Foi o primeiro palco onde pisaram grandes talentos como Marina Lima e Angela Ro Ro, que lançaram seus LPs de estreia em 1979. Certa vez, no encerramento de uma temporada de Nana Caymmi, com a plateia lotada, seu pai, Dorival, e Milton Nascimento tiveram de assistir ao show… no próprio palco.

Estamos falando do Teatro Ipanema, inaugurado em fins dos anos 1960 por Rubens Corrêa (1931-1996) e por Ivan de Albuquerque (1932-2001). O local foi ponta de lança para novos grupos teatrais e também para talentos da música. E o espaço, rebatizado agora de Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa, retoma este ano sua verve musical.

Intitulado “Terças no Ipanema”, o projeto levará, a cada mês, um nome que ocupará as terças-feiras da agenda da casa. E quem abre os trabalhos no próximo dia 07 é Joyce Moreno, ela própria um dos nomes que fizeram temporadas memoráveis no local.

–A que mais me marcou foi a do show “Quadrantes”, de 1984, dirigido pelo Túlio Feliciano. Era um show solo, de voz e violão, dividido em quatro segmentos: política nos anos 1960, desbunde nos 1970, feminismo nos 1980 e um lance mais espiritual para o futuro – rememora Joyce.

A cantora e compositora não estará sozinha. Ela vai receber, ao longo do mês, parceiros musicais essenciais na sua trajetória artística. Quem abre a lista, nos dias 07 e 14, é Jards Macalé, seu primeiro parceiro musical. Já nos dias 21 e 28, os superinstrumentistas Jorge Helder e Tutty Moreno sobem ao palco como convidados.

A coordenação do projeto é de Flávia Souza Lima, produtora com quase 30 anos de excelentes serviços prestados à música. Ela, que assina também a curadoria da programação, festeja o fato de o local voltar a abrigar temporadas musicais:

– O Terças no Ipanema nasceu em colaboração com a Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de voltar a ocupar um espaço que sempre teve uma forte vocação musical. Será uma imensa alegria e um enorme desafio para todos nós.

Essa retomada é celebrada também por Joyce, para quem o fato de o show dar-se num teatro faz com que as atenções do público não e dispersem:

– Acho incrível essa ideia de retomar as temporadas em teatros, onde as pessoas vão para ouvir música, mesmo.

Crédito das imagens: Isabela Espíndola (alto) e reprodução (instagram)

Joyce e Jards Macalé: os amigos de longa data vão se encontrar no projeto Terças no Ipanema

 

Posts recentes

A todo vapor

Aos 87 anos, Roberto Menescal inicia agenda cheia para 2025, que terá shows com três cantoras e turnê internacional

Mito ressignificado

Debora Lamm volta ao Rio de Janeiro com espetáculo no qual relê o mito de Medeia sob novos prismas

O último adeus

Missa pelo sétimo dia da morte de Ney Latorraca será celebrada na Igreja de N. Sra. da Paz, no Rio de Janeiro