Abrigo sonoro

dezembro 7, 2023

Leila Pinheiro e Ricardo Bacelar recriam tema de Guilherme Arantes sobre o desamparo dos refugiados no mundo

Os caminhos de Leila Pinheiro e de Ricardo Bacelar na música ainda não haviam se encontrado até Roberto Menescal apresentá-los este ano. Nossa grande cantora fora convidada pelo mestre a interpretar “Bye,bye, Brasil”, sua única parceria com Chico Buarque e que, lançada como single, antecipou o conteúdo do álbum “Nós e o mar”, gravado juntamente com Bacelar e Diogo Monzo para celebrar os 85 anos de Menesca.

Pois Leila e Bacelar voltam a se encontrar e, desta vez, para tratar de um tema que precisa da atenção das autoridades: o desamparo dos refugiados. A cantora e o instrumentistas recriam “Semente da maré (canção do refugiado”, lançada por Guilherme Arantes em 2017. A faixa chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (08).

Os dois artistas trabalhavam num projeto para o ano que vem quando o conflito entre Israel e Hamas reavivou na cantora a memória do tema. Apresentado à canção, um comovido Bacelar topou a parada, e a dupla começou a trabalhar no arranjo.

– Temos agora mais uma guerra a nos mostrar imagens cruéis de crianças, jovens e idosos sem abrigo, diante de tanto horror, e isso me trouxe a “Canção dorefugiado” pra mais perto do coração – explica Leila, sem conter o entusiasmo pela iniciativa: – Me deu vontade de gravá-la e lançá-la no mundo.

E como o pintor que carrega potes de laca no poema de Neide Archanjo (1940-2022), se assim ela imaginou, assim há de ser.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Rugindo alto

Xamã é o autor da música mais tocada em shows no país ao longo de 2023, desbancando até Miley Cyrus

Eternamente eterna

Rita Lee será celebrada com novas edições de livros no mês em que se completa um ano da morte da artista